16/08/2012 às 20:56, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Trabalhadores do SLU passam por bateria de exames

Os atendimentos incluíram desde aferição de pressão a avaliação dermatológica

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Os funcionários do Serviço de Limpeza Urbano (SLU) foram atendidos nesta quinta-feira (16) pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Cerca de 250 pessoas realizaram exames que foram desde aferição de pressão a avaliação dermatológica. A primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, estava presente. Ela é médica e alertou sobre a importância da medida, destinada especialmente para a atenção à saúde masculina.

“Toda ação voltada para saúde é relevante. Hoje, estamos priorizando o atendimento aos homens, principalmente, porque eles não têm o hábito de ir ao médico”, destacou Ilza Queiroz. “Além disso, eles têm de ser relembrados que precisam usar os equipamentos de proteção e cuidar da própria saúde”, completou.

O diretor-geral do SLU, Gastão Ramos, explicou que a ação chegará a todos os funcionários do órgão. “É importante checar a saúde dos nossos trabalhadores. Nossa intenção é montar um cronograma em parceria com os órgãos de saúde do GDF para atender os mais de 2 mil empregados”, ressalta.

Além de orientações sobre o tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids, os empregados realizaram teste rápido de hepatite B; vacinação contra tétano, caxumba, rubéola, febre amarela, gripe e sarampo; e exames de medição de pressão, glicemia e acuidade visual.

O vigilante Firmino Lopes da Rocha, 67 anos, trabalha há 26 anos no SLU e reconhece a importância dos cuidados com a saúde. “É a primeira vez que vejo uma ação como essa”, comemora. “A iniciativa é muito boa. Já tive a minha pressão aferida, fiz o teste rápido de hepatite B e agora vou receber atendimento para saber como está a minha audição”, conta Firmino Rocha.

Os atendimentos foram prestados por 30 servidores dos núcleos de Tabagismo, DST/Aids, Saúde do Homem e Saúde do Adulto, em parceria com 15 universitários da Universidade de Brasília (UnB), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e Centro Universitário UDF.

Cerest – A diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Elienai de Alencar, explica que, “além de divulgar os serviços que a Secretaria de Estado de Saúde oferece, fazemos o trabalho de vigilância para detectar onde estão as doenças e notificá-las, o que auxilia na promoção de políticas públicas para o combate às doenças”.

Os empregados que apresentaram problemas de saúde receberão atendimento adequado. “Nós fizemos 14 notificações relacionadas a casos que sugerem câncer de pele. Que não estiver com a saúde em dia será encaminhado para tratamento na rede pública de saúde”, informa.

Os dados coletados são compartilhados com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. As informações são direcionadas para o banco de dados usado também pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.