18/08/2012 às 12:24

Bacias precisam de manutenção para enfrentar chuvas

Resíduos sólidos e esgoto doméstico são alguns dos fatores que contribuem para a poluição da rede de águas pluviais do DF

Por Adasa

Técnicos da Superintendência de Drenagem Urbana, Gás e Energia (SDE) da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) fizeram um diagnóstico da rede de águas pluviais do DF, com inspeção em todas as bacias de detenção das águas de chuvas mantidas pela Novacap, e concluíram que o sistema necessita de manutenção.

As bacias são grandes reservatórios construídos para o armazenamento temporário das chuvas, e liberam a água acumulada de forma gradual para os os cursos rios e lagos). 

Nas quarenta e cinco bacias do DF, fundamentais para a retenção dos resíduos que são carreados principalmente pelas primeiras chuvas, foram detectados lixo acumulado e excesso de vegetação. Segundo Caroline Gomes, coordenadora de fiscalização da SDE, a Adasa encaminhará à Novacap pedido de intervenção nas bacias, antes do período das chuvas, para evitar poluição dos rios e lagos.

Educação – Para a Adasa, não basta encontrar soluções técnicas adequadas para a contenção dos resíduos resultantes da lavagem das ruas pelas chuvas. A educação sanitária é fundamental para conscientizar a população quanto à destinação correta dos resíduos que ela gera, sólidos (lixo) e esgoto doméstico, e permite que a água da chuva chegue naturalmente às galerias pluviais.

Se houver destinação incorreta de qualquer desses detritos, os serviços públicos operam lentamente e com deficiência, o que pode gerar o retorno desses resíduos à população.

Alta demanda – O aumento da densidade demográfica, o crescimento desordenado da cidade, que reduz as áreas permeáveis necessárias para a infiltração das águas, e a destinação incorreta do lixo são as maiores causas das inundações.

O Lago Paranoá, um dos cartões postais de Brasília, vem se tornando um depósito dos resíduos jogados pela população na rua. Além de obstruir bueiros, esses resíduos acabam escoando para o lago por meio dos canais de drenagem.