18/08/2012 às 13:56

Saúde da Família na área rural do Paranoá

Comunidade Café sem Troco passará a contar com assistência mais perto de casa, sem precisar percorrer longas distâncias

Por Secretaria de Saúde

 A Comunidade do Núcleo Rural Café sem Troco, na região do Paranoá, passará a contar com uma equipe de Saúde da Família. Amanhã, 19 de agosto, às 11h, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, inaugura o espaço provisório que abrigará a equipe de Saúde da Família, no salão comunitário da localidade.

De acordo o presidente da Associação dos Moradores, Damião Gomes, a população do Café sem Troco está estimada em 5 mil habitantes e está em expansão, o que justifica a necessidade de uma equipe de Saúde da Família no local. Para implantação do serviço, a Associação de Moradores ampliou o salão comunitário.

Atualmente a comunidade do Café sem Troco é atendida na Quebrada dos Neres. Com o novo espaço, os moradores passarão a contar com assistência mais perto de casa, sem precisar percorrer longas distâncias. A equipe de atendimento será composta por dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro, um médico e dois agentes comunitários de saúde.

Para ampliar os serviços oferecidos aos moradores, a Associação doou um terreno de 2.400 metros quadrados, onde será construída a sede definitiva da Unidade de Saúde da Família. Segundo a diretora de Atenção Primária a Saúde do Paranoá, Eleuza Martinelli, “todos os trâmites necessários para a efetivação dessa doação já estão em andamento, para que a construção dessa nova unidade de saúde aconteça o quanto antes”.