19/08/2012 às 22:38

GDF inaugura posto de saúde no núcleo rural Café sem Troco

Mais de nove mil moradores serão atendidos por equipes da Saúde da Família

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Ronaldo Silva

O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, e o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, inauguraram neste domingo (19) o Posto de Saúde Café sem Troco, no núcleo rural do Paranoá. O posto terá duas equipes médicas da Saúde da Família, além de móveis novos e equipamentos cedidos pelo governo para dar suporte ao atendimento dos mais de 9 mil moradores.

Tadeu Filippelli destacou a iniciativa da Associação de Moradores Café sem Troco, que ampliou o salão comunitário para poder construir o posto de saúde. “Com esse belo gesto em um local que demanda serviços, deram uma lição de cidadania, e o governo agirá a altura”, destacou o governador. “Essa região tem crescido muito e o governo responde com ações concretas, trazendo o efetivo para trabalhar no posto”, acrescentou Tadeu Filippelli.

As equipes de atendimento que irão trabalhar na nova unidade serão compostas por dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro, um médico e dois agentes comunitários de saúde. “É a primeira vez que a própria comunidade entrega um local e estamos empenhados em responder a eles”, afirmou o secretário Rafael Barbosa.

Antes a comunidade do Café sem Troco era atendida na Quebrada dos Neres. Com o novo espaço, os moradores passarão a contar com assistência mais perto de casa, sem precisar percorrer longas distâncias. “O pessoal tinha que andar seis quilômetros a pé para ir a um posto precário. Agora vamos dar mais dignidade às pessoas que precisam”, disse o presidente da Associação de Moradores, Damião Firmino Gomes.

Unidade de Saúde da Família – Para ampliar os serviços oferecidos aos moradores, a Associação de Moradores também doou um terreno de 2,4 mi m², onde será a construção de uma sede definitiva da Unidade de Saúde da Família.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, anunciou ainda que o GDF vai inaugurar nos próximos meses uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Sebastião, cidade próxima ao núcleo rural Café sem Troco. A UPA será capaz de atender uma média de 30 mil habitantes por mês.

Costelão – Também neste domingo (19), o governador em exercício Tadeu Filippelli participou do 9º Costelão da Loja Maçônica 7 de Setembro VII. O evento anual é celebrado sempre em comemoração ao aniversário de Planaltina, a cidade mais antiga do Distrito Federal, que completa hoje 153 anos.

Tadeu Filippelli ressaltou a importância do evento e afirmou que a Loja Maçônica tem sido um exemplo em trabalhos sociais. “A celebração tem mostrado um crescimento fantástico de ano a ano, e traduz a solidariedade que existe entre o povo maçônico e também das famílias do DF que se reúnem aqui”, comentou o governador.

Segundo o presidente da Loja Maçônica 7 de Setembro VII, Pedro Cabral, 125 costelas de boi foram assadas para um público de mais de 2 mil pessoas. “O Costelão é realizado por um grupo muito unido. A ideia é presentear a cidade em seu aniversário fazendo uma festa para a comunidade e reunindo toda a família”, afirmou Pedro Cabral. O 9º Costelão é o segundo maior evento realizado pela maçonaria do DF.