21/08/2012 às 13:02

Escolas têm eleições nesta quarta-feira

Processo eleitoral para gestores e membros do Conselho Escolar abrange 97% das unidades da rede pública de ensino

Por Secretaria de Educação

A comunidade escolar participará nesta quarta-feira (22) da eleição dos gestores das escolas públicas do DF e dos membros dos conselhos escolares. Nesta terça-feira (21) os candidatos devem ser afastados de suas atividades. Desde o dia 24 de julho, os concorrentes foram liberados de suas coordenações pedagógicas semanais presenciais. Desse modo, tiveram como cumprir as exigências do edital durante a campanha eleitoral.

Segundo osecretário de Educação, Denilson Bento das Costa, as eleições incentivam um novo modelo para a escola pública. “Esse processo democrático traz uma novarealidade para a rede pública de ensino. A partir de agora quem decide sobre asações e projetos das escolas é a comunidade”, avaliou.

Segundo a estudante Isabella Carvalho dos Santos, 12 anos, do Centro de Ensino Fundamental Polivalente, as eleições têm movimentado a escola. “É preciso ter consciência de que o nosso voto pode eleger o representante que desejamos. Por isso precisamos avaliar bem os candidatos”, explicou a estudante.

De acordo com o candidato a vice-diretor do Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia, Washington Carvalho, participar desse processo eleitoral representa uma vitória da comunidade escolar. “Agora a comunidade escolar poderá escolher e fiscalizar a ação dos seus representantes”. O candidato salientou ainda que a apresentação do projeto para a escola teve boa receptividade, mas a participação dos pais ainda é uma preocupação. “Temos realizado um trabalho de conscientização para demonstrar a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. As eleições serão uma boa oportunidade para avaliarmos essa situação”, explicou Carvalho.

Segundo a candidata a diretora do Centro de Ensino Fundamental 1 de Brazlândia, Alessandra Alves, o processo eleitoral tem sido tranquilo. “Em algumas escolas o clima pode ficar tenso por conta da disputa eleitoral. Já apresentamos nosso Plano de Trabalho de Gestão da Escola e o clima tem sido calmo”, afirmou a diretora. A participação da comunidade não é uma preocupação para a gestora. “Em nossa escola a comunidade é muito participativa”, elogiou.

Votação – A iniciativa resgata a participação da comunidade escolar na escolha dos gestores e dos membros do conselho escolar. A eleição será realizada das 7h30 às 21h30. Os alunos terão aula normalmente e poderão votar em horário diferente ao turno de aula. Os pais ou responsáveis podem votar nas instituições educacionais, ainda que os filhos não tenham votado. Os professores contratados temporariamente pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), que tenham ingressado na escola antes do dia 25 de abril deste ano, também terão direito ao voto.

Para as escolas que não tiveram candidatos ou as de chapa única que não alcançaram mais de 50% de aprovação haverá novo processo eleitoral em até 180 dias, em conformidade com o art. 44 da Lei 4.751/2012.

Nesse caso, a SEDF pretende realizar nova eleição em novembro, respeitando-se as etapas de inscrição, eleição e nomeação até dezembro de 2012. Os mandatos irão até dezembro de 2013.