21/08/2012 às 14:01, atualizado em 17/05/2016 às 16:02

Transparência e dignidade na Habitação

No programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca as vantagens da nova política habitacional do governo, que já contemplou 20 mil pessoas

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

O programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira traz como tema a política habitacional no Distrito Federal, reconhecido como a unidade da Federação que mais investe na área com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em entrevista ao jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz aponta o respeito ao cidadão, a transparência e a dignidade como características fundamentais no setor. “A política habitacional do DF mudou. Estamos entregando as casas e os apartamentos de forma organizada, com planejamento e infraestrutura adequada”, lembra. De acordo com o governador, a preocupação do governo com aspectos jurídicos, ambientais, sociais e urbanísticos também está presente na nova política. “Até a entrega dessas casas e apartamentos, nós cumprimos todos os passos: fizemos vários estudos, avaliamos a situação jurídica, a questão ambiental, social e urbanística, até o processo final que é o registro do imóvel no cartório”, explica.

Morar Bem – Outro assunto destacado durante a entrevista é o programa habitacional Morar Bem. Criado pela atual gestão, ele possibilitou a convocação de 20 mil pessoas em apenas um ano e meio. O governador aponta exemplos promissores, como a Vila Dnocs, em Sobradinho, e o condomínio Jardins Mangueiral, em São Sebastião. A última convocação contemplou 12.535 inscritos, que deverão apresentar documentação na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) de 3 a 28 de setembro, segundo Agnelo Queiroz, que alerta ainda sobre o prazo para inscrição e atualização de dados no Novo Cadastro da Habitação, até o dia 31 de agosto. “Nossa meta é chegar a 100 mil moradias até o final do meu governo”, acrescenta.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30.  Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.