22/08/2012 às 19:15

Vacinação de cães e gatos da área rural

Secretaria de Saúde manterá abertos, no sábado (25), 178 postos em 16 localidades

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde promove no sábado (25) mais uma campanha de vacinação Antirrábica animal na área rural do Distrito Federal. A meta é vacinar 80% dos cerca de 30 mil cães e gatos. Das 9h às 17h estarão disponíveis 178 postos em 16 localidades. A campanha na área urbana só acontece em setembro, nos dias 15 e 22. O objetivo é prevenir a raiva animal e casos de raiva humana no DF. A ação pretende vacinar todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses. A população estimada de cães e gatos no DF (área urbana e rural) é de 344.518 animais.

A vacinação na área rural será realizada por meio de postos fixos e volantes, localizados em postos de saúde, residências, escolas, comércios e outros estabelecimentos (confira relação de postos anexa). Em cada posto haverá dois ou mais vacinadores, conforme a densidade populacional, e terá o apoio de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A vacinação de cães e gatos, segundo o médico veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro, é a única maneira de prevenir o surgimento da raiva em humanos, uma doença letal que não está erradicada no Brasil e no mundo.

O único caso de raiva humana registrado no Distrito Federal foi em 1978, mas foram notificados cinco casos no país em 2012. Foram dois no Maranhão, um no Ceará, um em Minas Gerais e um no Mato Grosso. Em cães foram registrados 31 casos – 29 no Nordeste e dois no Sudeste – e outros dois casos em gatos, também nas mesmas regiões. A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta 100% de letalidade (somente três casos de cura no mundo). Tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos por meio de mordida, arranhadura ou lambedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão. No urbano, os principais reservatórios são os cães e gatos. E no silvestre ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.