24/08/2012 às 18:58

Unidades socioeducativas recebem colchões novos

Segundo a secretária da Criança, troca de material garante melhor qualidade de vida e dignidade ao menor

Por Secretaria da Criança

Preocupada em atender os direitos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, a Secretaria da Criança realizou nesta quinta-feira (23) a troca de colchões nas Unidades de Internação do Plano Piloto (UIPP), Unidade de Internação de Planaltina (UIP), Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE), Unidade de Internação de São Sebastião, bem como na Unidade de Atendimento de Semi Liberdade da Granja das Oliveiras (UASGO), antigo Centro de Referência em Semi Liberdade (CRESEM). As demais Unidades socioeducativas também receberão colchões novos.

A secretária de Estado da Criança, Rejane Pitanga, explica que a troca dos colchões tem como objetivo dar melhor qualidade de vida e dignidade aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Segundo ela, isso nada mais é que um dever do Estado. “O próprio Artigo nº 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que o adolescente privado de liberdade deve ser tratado com respeito e dignidade. Além disso, deve habitar alojamento em condições adequadas”, enfatiza.

A titular da pasta ressalta que com mais esta ação a SECriança continua investindo na melhoria das condições das unidades de internação do DF. “O descaso dos gestores nas últimas duas décadas em relação às medidas socioeducativas fez com que as unidades ficassem em situação de total abandono e precariedade”, frisa.

Além disso, a Secretaria da Criança procura adequar espaços para repouso dos servidores nas unidades de internação e também está investindo na formação de seus profissionais. “A qualificação e a formação é uma política a ser constituída por um Estado preocupado com os servidores e com a qualidade do serviço público”, completa Rejane Pitanga.