27/08/2012 às 22:08

Eleições escolares contaram com participação efetiva da comunidade

Somente em 22 instituições haverá nova escolha da direção

Por Evelin Campos, da Agência Brasília

As eleições escolares registraram 1,2 milhões de votos nas 649 escolas da rede pública que tiveram candidatos inscritos. Ao todo, 240 mil eleitores, entre pais, alunos, professores e servidores, foram às urnas para escolher diretores, vice-diretores e conselheiros escolares. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Educação nesta segunda-feira (27).

O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, acompanhado da secretária-adjunta, Maria Luiza Fonseca, revelou que todas as instituições de ensino atingiram o quórum necessário para a eleição da gestão, de 50% mais um voto. “Tivemos um processo eleitoral com participação efetiva de alunos, pais, professores e servidores. A última gestão compartilhada realizada no DF contou com 12 mil votos”, destacou o secretário.

Das eleições nas 649 escolas – 97% da rede – quatro foram canceladas por problemas identificados pelas comissões eleitorais locais. Nas Escolas Classe 06 do Guará e 108 de Samambaia, no Centro de Ensino Fundamental 02 da Estrutural e no Centro Educacional 123 de Samambaia, houve a constatação de situações irregulares como pedidos de votos e presença de candidatos durante a apuração. Para esses casos, haverá prazo de 180 dias para nova eleição. O mesmo acontecerá em 18 instituições onde ninguém se candidatou aos cargos de diretores e vice-diretores.

Em quatro unidades de ensino, o pleito foi invalidado porque a maioria dos votantes rejeitou a única chapa candidata. O episódio ocorreu nos Centros de Ensino Fundamental 02 do Guará e 17 de Taguatinga, na Escola Classe 06 de Brazlândia e no Centro de Educação Infantil 01 do Paranoá. Nesses casos, o governo fará as nomeações. “Nós indicamos os substitutos após discutir as opções com as escolas. Temos a sensibilidade necessária para escolher um novo diretor, mas nosso desejo é que a comunidade escolha”, afirmou o secretário de Educação.

Amanhã o resultado final com os nomes dos eleitos democraticamente estará disponível no site da Secretaria de Educação, que encerrou o prazo para envio de recursos às 18h de hoje, com menos de 20 solicitações. A lista oficial dos eleitos será divulgada nesta quarta-feira.

Capacitação dos gestores – Os diretores, vice-diretores e conselheiros escolares serão encaminhados para nomeação e posse coletiva no dia 10 de setembro. Na data também será realizada a aula inaugural de um curso sobre noções de gestão administrativa e financeira, ministrada pelo secretário de Educação. O curso terá carga horária de 180 horas. O objetivo é capacitar os gestores para o cumprimento eficiente do Plano de Trabalho apresentado à comunidade escolar. “A meta é melhorar o desempenho não apenas do ponto de vista pedagógico, mas também administrativo e financeiro”, explicou Denilson Bento da Costa.

O curso vai ajudar na gestão de verbas liberadas pelo governo por meio do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que dá mais autonomia e independência nas ações e projetos pedagógicos. Para este ano, está prevista a liberação de R$ 40 milhões para as escolas. A portaria que amplia os valores e as possibilidades de investimentos será divulgada na semana que vem.

 O curso de formação auxiliará, ainda, no uso de ferramentas tecnológicas de planejamento estratégico. O chamado PDE Interativo, do Ministério da Educação, permite a avaliação de todos os indicadores das escolas, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aprovação, reprovação e condições materiais.