27/08/2012 às 17:41, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Polícia Militar homenageia militares, autoridades e civis

A medalha Tiradentes contempla pessoas que ajudaram no engrandecimento da corporação. A primeira-dama, Ilza Queiroz, foi uma das homenageadas

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

A Polícia Militar do Distrito Federal entregou na manhã desta segunda-feira (27) a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier. Maior condecoração da PM-DF, a chamada medalha Tiradentes é concedida a militares, civis e autoridades que tenham contribuído para o desenvolvimento da corporação no exercício de suas funções.

O vice-governador, Tadeu Filippelli, participou da entrega da Ordem, que contemplou a primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, com a comenda Grande Oficial. “É uma emoção muito grande ser homenageada pela Polícia Militar, uma instituição séria, que defende a população. Para mim é uma honra”, destacou a primeira-dama.

O secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa, e os secretários de Segurança Pública, Sandro Avelar; e de Planejamento, Luiz Paulo Barreto, também receberam a medalha. Ao todo, foram homenageadas mais de 400 pessoas, entre militares da PM e das Forças Armadas, civis, autoridades do DF e de outros estados e países.

Segundo o comandante-geral da PM-DF, Suamy Santana, a Ordem vai além de uma homenagem militar. “A medalha é nossa principal condecoração e um culto ao patrono nacional das polícias militares, Tiradentes. Ela representa, ainda, um instrumento de motivação para os militares e homenagem às autoridades e aos civis”, ressaltou o comandante.

A medalha Tiradentes possui quatro titulações. A Grão-Cruz contempla os oficiais generais e superiores ocupantes do último posto nos seus respectivos quadros ou especialidades; a Grande-Oficial é destinada aos demais oficiais; a Comendador homenageia os praças e praças especiais; e a Cavaleiro é dedicada aos civis.