28/08/2012 às 17:55

Atendimento rápido e eficiente no Samu

Nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi inaugurada hoje pelo governador Agnelo Queiroz

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, inaugurou nesta terça-feira (28) a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Com uma área de 1.000m², o imóvel localizado no Setor de Indústria e Abastecimento abrigará toda a estrutura administrativa e operacional do serviço, incluindo a Central de Regulação Médica, responsável por fazer a triagem das demandas da população.

“Queremos aprimorar cada vez mais nosso modelo de atendimento à urgência e emergência, e isso só é possível com equipamentos de qualidade e pessoal qualificado, como é o caso do Samu. A nova sede permitirá assistência rápida e eficiente à população. Isso faz parte da política do governo de recuperação da saúde pública no DF”, destacou Agnelo Queiroz.

Equipada com um sistema de informatização ágil e integrado, a nova Central de Regulação permitirá acompanhamento, em tempo real, das ligações encaminhadas. Será possível, por exemplo, estabelecer comunicação direta com as unidades móveis e os hospitais, verificando, assim, as rotas e destinos adequados e as condições do paciente.

O Samu recebe, em média, 4 mil ligações por dia. Desse total, cerca de 600 são consideradas de emergência e repassadas ao médico regulador, que, em muitos casos, soluciona o problema por meio de orientações pelo telefone. Dos chamados recebidos, cerca de 200 são enviados para as ambulâncias.

Para atender a demanda total, conta com 20 bases descentralizadas em todo o DF e 37 ambulâncias, sendo 30 unidades básicas e sete de suporte avançado. A equipe é formada por 800 servidores. Destes, são 400 técnicos de enfermagem, 100 enfermeiros, 100 médicos e 150 condutores. Entre os médicos, apenas 10 são do quadro, realidade que mudará com o concurso público para contratação de 106 médicos. Para o atendimento de motolâncias e bikelâncias, o serviço possui 14 motos equipadas e duas bicicletas funcionando como projeto-piloto. Em processo de licitação, está a compra de 30 novas motos.

Modelo – Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o coordenador-geral de Urgências e Emergências do Samu Nacional, Paulo de Tarso, aprovou o trabalho realizado na unidade. “A equipe foi transferida para um local acolhedor e tecnológico”, elogiou. “O processo permanente de capacitação do Samu-DF, feito com os servidores, a comunidade e até com outros estados, é referência no país”, completou o coordenador.

Para aprimorar a qualificação dos servidores, a antiga sede do Samu, também no SIA, será transformada em centro de treinamento e capacitação. “Será um grande polo de geração de conhecimento, pesquisa e aperfeiçoamento dos profissionais”, adiantou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

Para o gerente do Samu-DF, Rodrigo Caselli, a nova sede irá reforçar o trabalho desenvolvido pela equipe. “Essa é uma conquista que atenderá não apenas às condições de trabalho dos servidores, mas principalmente à qualidade da regulação das urgências e emergências.”

Estrutura – A nova sede do Samu-DF abriga no térreo as áreas administrativas, de recursos humanos e de estatística, o setor de psicologia e um consultório de medicina do trabalho. No segundo andar funciona a Central de Regulação, com equipamentos de última geração.

O terceiro andar é destinado às chefias de enfermagem e aos núcleos médico e de educação permanente, além da subseção de educação e das assessorias de comunicação social e de realização de eventos de massa. No quarto andar foi instalado o espaço para convivência, com refeitório e sala de repouso.

Em um galpão atrás do prédio, o núcleo de transporte conta com estacionamento coberto para as 30 ambulâncias de atendimento básico, as sete unidades de suporte avançado e um veículo de intervenção.

Investimentos – Além da contratação de enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores e a previsão de 106 médicos para composição de um quadro próprio para o Samu-DF, o governador e o secretário de Saúde citaram algumas ações que vão melhorar ainda mais o atendimento de emergência.

Entre eles o trabalho conjunto entre o serviço e o Corpo de Bombeiros. “Vamos fazer a integração dos serviços de salvamento, assim como está sendo feito com sucesso entre as forças da segurança pública. Os investimentos do governo e o trabalho de entrosamento contribuirão para a melhoria do resultado final, que é salvar vidas”, destacou Agnelo Queiroz.

O secretário de Saúde ressaltou a iniciativa inédita do serviço, ao incluir profissionais do serviço na emergência de hospitais. “São unidades fixas de atendimento do Samu-DF, no Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base e nas salas vermelhas dos Hospitais do Guará e de Ceilândia. O resultado é mais humanização e qualidade no atendimento”, afirmou Rafael Barbosa.

O secretário anunciou, ainda, a aprovação do Plano de Lançamento da Rede de Urgência e Emergência, que vai centralizar o atendimento de emergência no Samu-DF. Dentro da preparação para a Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014, Rafael Barbosa lembrou que o serviço foi escolhido para realizar o atendimento hospitalar no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.