28/08/2012 às 14:15, atualizado em 17/05/2016 às 16:00

Mais investimentos em mobilidade urbana

 No programa semanal de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (28), Agnelo Queiroz detalhou importantes obras realizadas nas rodovias, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

Na edição de hoje do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou investimentos do GDF em mobilidade urbana nos últimos 18 meses. Ele explicou que boa parte das obras inauguradas foi iniciada em gestões passadas e que o atual governo realizou um estudo detalhado antes de retomá-las. Segundo ele, havia problemas de todas as ordens nas obras paralisadas, como falta de licenciamento e impedimentos pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

“Como gestores, não podemos abandonar uma obra porque foi iniciada em outro governo. Somos responsáveis e cuidamos do dinheiro público. Por isso pegamos cada uma dessas obras, fizemos um rigoroso levantamento das pendências e dos problemas e resolvemos todos eles, um por um”, explicou o governador.

Uma das construções citadas por Agnelo Queiroz, durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, foi a duplicação da DF-150, que liga o Grande Colorado à Fercal, na região de Sobradinho. O governador lembrou que a obra começou em 2009 e parou em função de problemas técnicos, ambientais e de licenciamento. Depois de resolvidos os transtornos, o GDF aplicou R$ 21 milhões para entregar a rodovia duplicada à população.

Outro exemplo mencionado pelo governador foi a conclusão do viaduto de acesso ao Núcleo Bandeirante, que ganhou o nome de Presidente João Goulart. Foram investidos R$ 22,8 milhões. No local trafegam mais de 100 mil automóveis por dia. “Quando assumimos havia apenas o esqueleto desse viaduto no meio da estrada. Entregamos uma obra completa. Fizemos o viaduto do outro lado, os encabeçamentos, que são as ligações da via com o viaduto, as sinalizações, meio-fio e a urbanização da pista”, acrescentou o governador.

Agnelo Queiroz citou ainda sobre a entrega da DF-459, que liga Ceilândia e Samambaia. O trecho começou a ser construído em 2007 e foi interrompido em 2009 pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. Estradas importantes para o escoamento da produção rural do Distrito Federal também foram contempladas. A DF-125 recebeu pavimentação e a BR-251 foi restaurada.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.