28/08/2012 às 23:16

São João no Ceilambódromo

No ano do centenário de Luiz Gonzaga, 6ª edição do Maior São João do Cerrado presta homenagens ao Rei do Baião

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (29) até domingo (2), o Ceilambódromo irá vestir toda a indumentária do Maior São João do Cerrado. No ano do centenário de Luiz Gonzaga, o mais movimentado evento junino fora de época do Centro-Oeste oferece à população do Distrito Federal, gratuitamente, o melhor da cultura popular brasileira.

Atrações de renome estão confirmadas para animar a festança: Elba Ramalho, Daniela Mercury, Zé Ramalho e as bandas Magníficos e Calypso. Sempre às 18h, os shows são livres para todas as idades.

A estrutura desta edição reproduz com fidelidade um sítio nordestino, com direito a casa de pau a pique, coreto, árvores secas da caatinga, casa de farinha e cercado de madeira, cantados em “A triste partida”, poema de Patativa do Assaré musicado por Gonzagão. 

Para Tetê Alcândida, idealizadora do sítio, a construção tem o intuito de remeter às raízes dos visitantes. “Toda a pesquisa é aplicada de forma lúdica, para que a sensação de acomodação seja plena”, destaca.

Segundo ela, a casa de farinha vai funcionar de verdade, torrando farinha, ralando mandioca e servindo ao público. “E, assim, mostrando todo o processo de produção e manufatura de alguns dos alimentos tão presentes no cardápio do brasileiro”, destaca.

O curral, construído ao lado da casa de pau a pique, abriga animais vivos, como pôneis e porcos.

Confira a programação no site do festival: www.saojoaodocerrado.com.br.