28/08/2012 às 21:57

Saúde amplia quadro de servidores

Secretaria de Saúde dá posse a 360 aprovados em concurso

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Renata Sousa/SES-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou, na tarde desta terça-feira (28), a cerimônia de posse de 360 servidores da pasta. Os novos trabalhadores serão direcionados principalmente para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Sebastião e do Núcleo Bandeirante, além de clínicas de família e outras unidades hospitalares. A solenidade ocorreu no Museu Honestino Guimarães, no Complexo Cultural da República.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, saudou os novos servidores e reforçou a prioridade do governo na reestruturação da Saúde. “O governador Agnelo Queiroz tem feito questão de ampliar a rede de atendimento, de reconstruir a política pública de Saúde em Brasília, diminuindo os cargos comissionados e nomeando concursados”, destacou o secretário.

Também presente à cerimônia, o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, parabenizou os trabalhadores da rede e solicitou empenho na prestação de atendimento mais humanizado e acolhedor. “O governo encarou a realidade e se propôs a reformar a Saúde. Agora, vocês têm a responsabilidade de agregar às equipes existentes o empenho que a população do DF merece”, salientou Lacerda.

Tomaram posse hoje 88 enfermeiros, 16 nutricionistas, 6 assistentes sociais, 6 administradores, 35 técnicos em laboratório (Patologia Clinica), 10 técnicos em higiene dental, 85 técnicos administrativos, 30 motoristas, 36 técnicos em radiologia, 14 auxiliares operacionais de serviços diversos (Patologia Clinica) e 34 farmacêuticos bioquímicos – 24 para laboratório e 10 para farmácia. Os salários variam entre R$ 1.685,30 e R$ 2.702,42. A nomeação dos servidores foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nº 158, de 9 de agosto de 2012.

Desde 2011, foram realizados dois concursos públicos. Até agora, foram nomeados mais de 6 mil novos profissionais, o que resulta em mais de 28 mil servidores na ativa. “Estamos em um esforço coletivo para atender bem a população do Distrito Federal. Com o crescimento das UPAs, tínhamos que contratar pessoal”, ressaltou Rafael Barbosa.

A deputada distrital Arlete Sampaio também participou da solenidade e propôs uma reflexão sobre o processo de inclusão social. “A gente construiu o Sistema Único de Saúde (SUS), que atende a 140 milhões de brasileiros. É de extrema relevância que haja uma injeção de mão de obra capacitada para atender a população. Como médica sanitarista e colega de vocês, posso afirmar que a Saúde é uma das prioridades do GDF”, afirmou a parlamentar.

Também estavam presentes na cerimônia de posse os secretários de Cultura, Hamilton Pereira, e o de Transparência e Controle, Carlos Higino.