29/08/2012 às 02:14

Governador prestigia evento do mercado imobiliário

Na ocasião, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram um selo comemorativo alusivo ao cinquentenário do reconhecimento legal da profissão de corretor de imóveis

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na noite desta terça-feira (28) da abertura do 1º Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (Cimi), promovido pelo Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) e Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis (Crecis) – Sistema Cofeci-Creci. O segmento conta com 270 mil profissionais que atuam em mais de 40 mil imobiliárias em todo Brasil.

A abertura do evento, que começou na manhã de hoje e prossegue até amanhã (29), contou com as apresentações dos mineiros do grupo Uakti e da banda do Exército Brasileiro Dragões da Independência.

“Brasília tem com os corretores de imóveis uma relação muito forte. A importância desta categoria está na nossa economia. Nós temos aqui aproximadamente 20 mil corretores de imóveis e uma atividade imobiliária aquecida e dinâmica”, afirmou o governador.

O deputado federal Arlindo Chinaglia leu uma carta do presidente Lula à categoria. “Envio meus parabéns pelos 50 anos do Sistema Cofeci-Creci, que se consolidou pelo esforço e pelo trabalho dos que acreditaram na profissão e têm trabalhado, incessantemente, para dignificá-la e valorizá-la”, diz um trecho da carta.

Selo comemorativo – Em homenagem aos 50 anos do sistema, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram um carimbo comemorativo e um selo personalizado com a marca do cinquentenário do setor, que traz a imagem de um colibri que simboliza a categoria.

Cimi – O 1º Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (Cimi) é um evento direcionado à geração de negócios imobiliários e tem como objetivo promover e expandir as oportunidades do Brasil no cenário internacional.

A programação do congresso prevê palestras, debates e espaço para exposições de vários temas do setor, como consórcios, financiamentos, captação de recursos, fundos de investimentos, administração, direito e legislação, loteamento e comunidades planejadas, sustentabilidade, encontros de corretores de imóveis. Fóruns exclusivos para mulheres e jovens e demais atividades segmentadas e específicas para cada área de interesse também constam da programação.

Outras metas do evento são debater tendências; divulgar projetos relevantes para o segmento; analisar o futuro e direcionamentos do mercado imobiliário brasileiro e global; proporcionar o estreitamento da relação entre investidores, construtores e incorporadores e promover o intercâmbio de informações sobre o cenário imobiliário local e global.

Paralelamente ao evento ocorre a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (Enbraci) voltado aos corretores de imóveis e demais profissionais envolvidos na intermediação imobiliária. O encontro tem como objetivo proporcionar atualização e qualificação dos profissionais.

Participaram da abertura do evento internacional os presidentes do Cofeci, João Teodoro da Silva, e do Creci-DF, Hermes Alcântara, os senadores Humberto Costa, Gim Argelo, Antônio Carlos Valadares, Ciro Nogueira, Jorge Viana e Rodrigo Rolemberg, o deputado federal Luiz Pitman, e o presidente da Federação do Comércio do DF, Adelmir Santana, entre outras autoridades.

Estiveram presentes ainda embaixadores de vários países, representantes de entidades e associações internacionais do segmento, corretores de imóveis brasileiros e estrangeiros, além de incorporadores e construtores, administradores de imóveis e empresários.