29/08/2012 às 21:54

Pró-vítima em Ceilândia

O programa oferece atendimento multidisciplinar centrado nas áreas psicossocial e jurídica

Por Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus)assinará nesta quinta-feira (30) ordem de serviço para as obras do primeiro Núcleo de Atendimento do Pró-vítima em Ceilândia. A conclusão da obra está prevista para o final de novembro.

O Núcleo do Pró-vítima funcionará na QNN 5/7 , ao lado da Escola Classe 08, próximo à Estação do Metrô, em Ceilândia Norte, em uma estrutura de aproximadamente 300 m². A unidade contará com auditório para 48 pessoas, sala de recepção, copa, duas salas de assistência jurídica, uma para atendimento de serviço social e duas para a área de psicologia.

O Pró-Vítima foi criado em abril de 2009 pela Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência da Sejus. O objetivo é dar visibilidade aos direitos dos cidadãos atingidos direta ou indiretamente por crimes violentos. O programa oferece atendimento multidisciplinar centrado nas áreas psicossocial e jurídica. “É uma soma de esforços para que possamos estabelecer uma conexão direta com a comunidade”, explica o secretário de Justiça, Alírio Neto.

Ele destaca ainda que os serviços da nova unidade do Pró-vítima se destinam principalmente a pessoas carentes de recursos que dependem de informação e não sabem a quem recorrer, além de oferecer assistências jurídica, psicológica e social.

A unidade proporcionará, gratuitamente, aulas de capoeira, artesanato e alfabetização para crianças, adultos e idosos e estará aberta à colaboração de profissionais de diversas áreas, como Saúde, pedagogia e artes, e para a promoção de cursos e palestras.

O espaço contará com o projeto Ponto Digital, que colocará 11 computadores para a comunidade em sala de aula.