29/08/2012 às 22:24

Servidores do TJDFT defendem o Brasil nas Paralimpíadas de Londres

A delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 é formada por 182 atletas, entre eles 15 do Distrito Federal

Por Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

O tênis e o hipismo estão levando dois servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) à Inglaterra para defender o Brasil. Carlos Alberto Chaves dos Santos e Sérgio Oliva competirão nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, que começam nesta quarta-feira (29) – com cerimônia de abertura marcada para as 17h, horário de Brasília -, e vão até o dia 9 de setembro. A delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 é formada por 182 atletas (115 homens e 67 mulheres), sendo 15 do Distrito Federal.

Carlos está entre os sete atletas da Seleção Brasileira de Tênis em Cadeira de Rodas e Sérgio faz parte do quarteto convocado da Seleção Brasileira de Hipismo Paraequestre. Experientes, Sérgio vai a sua segunda paralimpíada e Carlos, à terceira.

Amante do esporte, Carlos ostenta ainda um currículo recheado de modalidades como basquete, natação, polo-aquático, atletismo e vôlei. Fez parte, inclusive, da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, mas, em 2003, resolveu pedir afastamento da equipe para tentar uma vaga pelo tênis nos Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004. Além de Atenas, Carlos participou dos Jogos de Pequim, em 2008, e do Parapan-americano do Rio, em 2007, conquistando na Cidade Maravilhosa medalha de ouro em duplas e bronze em simples. Em 2001, obteve medalha de bronze em duplas no Parapan-americano de Guadalajara.

Os cavalos fazem parte da vida de Sérgio desde 2002 quando começou a praticar adestramento paraequestre, modalidade de hipismo com propriedades terapêuticas, utilizada na reabilitação física e social de pessoas com deficiência. Em 2008, foi para os Jogos de Pequim, na China, ficando em 8º lugar nas provas individuais e estilo livre com música. “A convocação para as Paralimpíadas de 2012 sacramenta um sonho que ficou guardado comigo desde o encerramento dos Jogos de Pequim quando disse a mim mesmo: estarei lá em Londres”, afirma o atleta que também já conquistou quatro campeonatos brasileiros, um brasiliense, um pan-americano, um sul-americano e um mundial, na Inglaterra, em 2007, seu título mais importante.

Sérgio é formado em Direito com pós-graduação em Direito Público e trabalha no TJDFT desde 2003. Há 19 anos, Carlos é servidor do TJDFT. Questionado sobre qual teria sido a principal competição para ele, responde que “a competição mais importante é sempre a que está por vir – neste momento, é Londres”, enfatiza.