30/08/2012 às 20:15

Mercado de trabalho para pessoa com deficiência

Sejus promove nesta sexta-feira encontro com diversos segmentos da sociedade para debater o assunto

Por Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) realiza nesta sexta-feira (31) café da manhã com órgãos fiscalizadores, sindicatos e empresas do segmento privado para debater medidas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “A finalidade desse encontro é dar oportunidade e entrosamento às pessoas com deficiência. É imprescindível que elas se qualifiquem profissionalmente”, explica o subsecretário de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, César Pessoa de Melo.  “A inclusão é a busca da cidadania e da responsabilidade social”, completa.

De acordo com o art. 93 da lei nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, as empresas com 100 ou mais empregados são obrigadas a destinar uma parcela de seus cargos a pessoas com deficiência. O número de postos reservados a esse segmento depende do total de trabalhadores. 

O encontro contará com a presença da escritora e jornalista Larissa Jansen. Ela é cadeirante e vai relatar sua experiência, que resultou, inclusive, no livro  Diário de um Transplante Ósseo – Na Real Dois. Estarão ainda entre os palestrantes o superintendente Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Maurício Alves Dias, que destacará o cumprimento da Lei de Cota; Sandro Farias, auditor da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), que comentará sobre a acessibilidade de cotas; e o subsecretário de Políticas sobre Drogas (Subad), Mário Gil Guimarães, responsável por explicar sobre tabagismo e alcoolismo nas empresas.