30/08/2012 às 20:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Seminário debate transporte público do DF

Evento discute iniciativas do governo para melhorar o setor

Por Da Redação


. Foto: Lula Lopes

O subsecretário de Políticas de Transportes do Distrito Federal, Luiz Messina, apresentou, na manhã desta quinta-feira (30), no 1º seminário do projeto Pensar Brasília, as principais medidas do GDF para melhorar a estrutura do transporte público na região. Entre as iniciativas mais importantes relacionadas por Messina estão: a renovação de 100% da frota de ônibus do DF; a criação de um novo sistema de transporte, que determina a divisão em cinco grandes corredores para fazer a ligação entre as bacias e a área central de Brasília; e a integração das linhas de ônibus, para que o passageiro não precise pagar várias passagens ao usar mais de um meio de transporte.

“É importante frisar que o plano de governo deve ser considerado como uma postura de Estado, pois ela deve possibilitar um eixo de desenvolvimento social e econômico urbano em outras gestões além da atual. Isso permitirá a continuidade desses planos para melhorar o transporte do DF”, afirmou o subsecretário Messina.

O administrador de Brasília, Messias de Souza, também esteve presente no seminário e destacou a importância de discutir mais modelos de transporte público para atender a população. Também apontou a necessidade de criar mais oportunidades de emprego no DF, com o objetivo de descentralizar Brasília como o principal polo de trabalho da região. “É possível explorar vários modais de transporte público integrado, mas também é preciso que as cidades se interliguem, e não apenas convirjam para o Plano Piloto”, alertou o administrador.

O seminário teve como tema “Qualidade de Vida – Transporte” e foi realizado por meio de parceria de entidades como a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e Banco de Brasília (BRB). O evento apresentará, até novembro deste ano, mais quatro seminários sobre a qualidade de vida dos brasilienses.