05/09/2012 às 22:54, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Museu fica livre de pichações

Limpeza realizada pela Novacap no Museu Histórico de Brasília utilizou produto ecologicamente correto

Por Novacap


. Foto:F.Gualberto

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou operação especial, nesta quarta-feira (5), para remover as recentes pichações no Museu Histórico de Brasília, na Praça dos Três Poderes. As equipes utilizaram um produto biodegradável que não agride a rede de águas pluviais e o meio ambiente.

Segundo o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, a estrutura porosa de mármore do museu dificulta a remoção, porém, o produto deverá agir diretamente desintegrando a tinta da pichação e resguardando a pedra. “É uma tentativa de a Novacap contribuir com o trabalho do Serviço de Limpeza Urbana. Vamos deixar o monumento limpo e pronto para receber os turistas no 7 de setembro”, explicou.

Pichação – No dia 22 de julho deste ano, participantes do Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas protestaram por avanços na reforma agrária e, inoportunamente, picharam o monumento. Desde então, o GDF tem feito várias tentativas de remoção da pichação.

No último sábado (1º), a Novacap, em parceria com o SLU, realizou uma grande operação de limpeza e recuperação das pedras portuguesas do monumento histórico. A operação foi concluída com a retirada das pichações.