10/09/2012 às 19:15

Qualificação em foco no DF

Secretaria de Trabalho abre 600 vagas para cursos de motorista, bilheteiro, despachante de tráfego e cobrador de transporte público

Por Secretaria de Trabalho

A Secretaria de Trabalho, por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), abriu 600 vagas para jovens e adultos moradores do Distrito Federal para os cursos de motorista, cobrador e bilheteiro de transporte coletivo e despachante de tráfego. As incrições serão realizadas de 12 a 26 de setembro, das 8h às 18h, nas Agências do Trabalhador.

Para participar dos cursos para cobrador, despachante de tráfego e bilheteiro, os interessados devem ter a partir de 18 anos e estarem cursando ou concluído o ensino médio. Para o curso de motorista, o candidato deve ter a partir de 21 anos, ter concluído o ensino fundamental (8ª série) e possuir carteira de habilitação categorias D ou E.

Todos os cursos são gratuitos e terão duração de 200 horas-aula. As aulas acontecerão de segunda a sexta e serão oferecidas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os alunos recebem no decorrer do curso auxílio-transporte; alimentação (lanche); material didático; uniforme; seguro de vida; atendimentos fisioterápicos, psicológicos e odontológicos preventivos, além do acesso ao clube para recreação.

PlanTeQ – O plano faz parte de um grupo de políticas públicas voltadas para a qualificação social e profissional de jovens e adultos. Vinculado ao desenvolvimento econômico e social do território, ele investe na vocação econômica da região, promovendo a qualificação social e profissional de trabalhadores, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho local.

Selecionados – As listas dos candidatos selecionados para as turmas serão divulgadas no site da Secretaria do Trabalho (www.trabalho.df.gov.br). As aulas estão marcadas para ocorrerem entre 1º de outubro e 5 de dezembro de 2012.