11/09/2012 às 13:41

Um grito pelo cerrado

7º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado marca a comemoração do Dia do Bioma

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília

O Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, será marcado por uma semana de atividades que destacam a importância do segundo maior bioma brasileiro. De 12 a 16 de setembro será realizado o Encontro dos Povos do Cerrado, no Memorial dos Povos Indígenas, com palestras, exposições e apresentação de filmes e vídeos. O objetivo da atividade é mobilizar a sociedade e os povos do cerrado para o estímulo de ações direcionadas à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma. É com essa visão que se realizará o 7º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado.

Parceria entre a Rede do Cerrado e a Fundação Banco do Brasil, o encontro reunirá aproximadamente mil representantes de comunidades e organizações da sociedade civil dos 14 estados do cerrado brasileiro. Esta edição do evento dará sequência à série de encontros iniciada em 2011 ejá foi realizado em Goiânia (GO), Montes Claros (MG) e Brasília (DF). A atividade terá uma extensa programação de atividades culturais e políticas, além da feira de produtos sustentáveis do cerrado.

Durante o encontro será realizado o Grito do Cerrado – passeata pela Esplanada dos Ministérios com o objetivo de alertar a sociedade brasileira quanto ao crescente processo de degradação do bioma e ameaça a seus povos, bem como para a urgência na promoção de ações voltadas para sua conservação e uso sustentável. Durante o Grito do Cerrado (dia 13, às 15h30, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal) está prevista a realização de audiência pública no Congresso Nacional, que deverá ocorrer logo após a tradicional Corrida de Toras entre etnias indígenas que ocorrerá na Esplanada dos Ministérios.  

Confira aqui a programação: http://www.redecerrado.org.br/HOME/index.php/programacao