12/09/2012 às 22:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Número de atropelamentos de pedestre no DF é o menor em 12 anos

Boletim do Detran revela que neste ano o número de óbitos de pedestres em acidentes de trânsito sofreu redução de 28%, se comparado ao mesmo período de 2010, e de 25% em relação ao ano passado

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Brito

O número de atropelamentos de pedestre em 2012 no Distrito Federal é o menor já registrado nos últimos 12 anos. De acordo com o Departamento de Trânsito do DF (Detran), esse cenário positivo se deve às ações de fiscalização, educação e melhorias da engenharia no trânsito. O estudo, elaborado pela Gerência de Estatística do órgão, revela ainda que no DF já foi atingido o índice de três mortos por 10 mil veículos, aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) para países em desenvolvimento. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (12), durante entrevista coletiva na Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

O chefe da unidade de Controle Interno do Detran, Edson Wagner Barroso, afirma que o resultado comprova o trabalho intenso realizado no DF. “É uma honra ter o DF nos níveis internacionais de civilidade no trânsito.” Barroso ressalta ainda que os índices apontam considerável redução de acidentes e mortes no trânsito, mesmo com o grande aumento da população e o enorme crescimento da frota. Em 1995, por exemplo, foram registradas quase 15 mortes para 10 mil veículos.

A Operação Funil, lançada em dezembro de 2011, é uma das principais iniciativas responsáveis pela diminuição dos atropelamentos no DF. Supervisionada pela Secretaria de Segurança Pública, ela envolve seis órgãos em ações educativas e na fiscalização de áreas críticas.

Série histórica – O boletim revela que neste ano o número de óbitos de pedestres em acidentes de trânsito sofreu redução de 28%, se comparado ao mesmo período de 2010, e de 25% em relação ao ano passado. Outro dado importante é que o número de pedestres mortos em 2012 representa 28% do total de acidentes ocorridos no DF, sendo o menor desde 2000. Ainda de acordo com o estudo,  60% dos atropelamentos com moto em 2012 ocorreram nas rodovias, sendo aproximadamente 41% em rodovias distritais e 19% em federais. As vias urbanas registraram 40%.

Dados mais detalhados do estudo revelam ainda que, até agosto de 2012, mais da metade das vítimas sofreram acidente no período noturno, entre 18h e 05h59. Outro número revelador é que 23% dos pedestres mortos nas vias urbanas se acidentaram em Ceilândia e 23% em Taguatinga. Cerca de 25% dos pedestres mortos eram idosos e os homens representaram 75%.