13/09/2012 às 21:58

Sustentabilidade e erradicação da pobreza

Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Sobradinho discute importância da água

Por Adasa

O II Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Sobradinho reuniu 1,6 mil alunos da Regional de Educação Básica de Sobradinho para debater o tema Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. Apoiando o evento, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), responsável pelo programa da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) – Adasa na Escola -, esteve presente para tirar dúvidas e realizar um trabalho de sensibilização junto às crianças da comunidade, apresentando, além dos vídeos institucionais, filmes educativos e documentários sobre a água.

O tema do circuito proporcionou uma discussão mais ampla sobre a importância da água não apenas do ponto de vista de recurso limitado, mas como fonte de alimento, sobre condições mínimas de higiene e acesso ao saneamento básico, aspectos fundamentais para o desenvolvimento humano e erradicação da pobreza.  

Os organizadores do evento buscaram a parceria da agência pela expressiva aceitação que o programa Adasa na Escola tem entre os estudantes da rede de ensino. Maria do Socorro Campos, professora do Centro de Ensino Especial n° 01, acredita que o êxito do programa vem da linguagem acessível e jovial utilizada como forma de aproximação com o público: “Ao derrubar as barreiras da comunicação, torna-se mais fácil o aprendizado dos alunos. O programa trata de um tema muito sério, mas com leveza”, afirma a professora.  

Em andamento desde 2009, o programa Adasa na Escola já atingiu mais de 30 mil alunos da rede pública de ensino. Por meio de um convênio assinado com a Secretaria de Educação, que viabiliza o programa, técnicos da SRH da Adasa ministram palestras que abordam, principalmente, formas de economizar água e evitar seu desperdício. A agência acredita que investir em educação ambiental é uma maneira de preparar os estudantes para que se tornem agentes disseminadores, em suas casas e na comunidade, de hábitos de uso sustentável dos recursos hídricos.