15/09/2012 às 12:17

Estudantes participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Certame prevê a mobilização de mais de 800 mil alunos

Por Secretaria de Educação

Neste sábado (15), a partir das 14h30, os estudantes de aproximadamente 47 mil escolas públicas do país vão fazer as provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Participam dessa fase os alunos com melhor pontuação de cada escola na etapa anterior, que mobilizou mais de 18 milhões de estudantes de 5,5 mil municípios.

A OBMEP é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores do ensino médio e fundamental.

A prova da 2ª fase é composta de seis a oito questões dissertativas e tem duração de três horas. Os estudantes devem explicar e exibir os cálculos utilizados, bem como o raciocínio empregado. A correção é feita por professores indicados pela coordenação da OBMEP. Os participantes devem comparecer com uma hora de antecedência, levando caneta, lápis e documento com foto.

No DF, serão mais de 12 mil alunos da rede pública de ensino participando da competição, em 44 instituições. Cada aluno representa a sua escola e compete para atingir a melhor premiação individual. O estudante medalhista ganhará uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante 12 meses, no valor de R$ 100, além de fazer um estágio em uma universidade pública.

O resultado da competição será divulgado até dezembro deste ano. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; 3,1 mil com medalhas de bronze e 30 mil com certificados de menção honrosa. Também serão premiados 127 professores de alunos que participaram da 2ª fase da OBMEP e que obtiveram maior pontuação.