18/09/2012 às 22:10

Recapeamento da L4 Sul começa nesta quarta

GDF investe R$ 11,5 milhões na obra, prevista para durar quatro meses

Por Da Redação

A recuperação do asfalto na avenida L4 Sul começa nesta quarta-feira (19) e está prevista para durar 120 dias. O recapeamento das vias do DF faz parte do programa Qualidade de Vida e Cidadania, da Casa Civil. Estão ainda incluídas nele obras nos Eixinhos e na W3 Norte e Sul, o projeto das ciclovias, a recuperação das calçadas e outras ações de manutenção da cidade.

Além da recuperação do asfalto, as pistas estão recebendo serviços de fresagem, recomposição, recapeamento, reciclagem e microrrevestimento. As obras na L4 Sul receberam investimento de R$ 11,5 milhões, recurso liberado pela Junta de Execução Orçamentária (JEO), que é coordenada pelo chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, e presidida pelo governador Agnelo Queiroz. A Secretaria de Obras, por meio da Novacap, é a responsável pela execução dos trabalhos.

De acordo com o secretário de Obras, David José de Matos, as avenidas mais desgastadas são prioridade. “Há mais de 15 anos o asfalto não recebe uma intervenção desse tipo. Não se trata de uma operação tapa-buraco, mas sim de uma recuperação nos locais que mais se deterioraram com o tempo”, explica Matos.

A L4 é mais larga que as outras pistas do DF que passam por recuperação asfáltica. Por isso, nela será possível liberar com segurança duas faixas para o trânsito de veículos. As equipes atuarão durante o dia, no período das 10h às 17h, sempre na via do contra fluxo – a de menor movimento. Nos locais de maior movimento, entretanto, o trabalho será realizado somente no horário noturno, das 21h às 5h. O objetivo é evitar possíveis transtornos aos motoristas.

Com o início das obras nos 21km da Via L4, o GDF dá mais um importante passo para cumprir a determinação do governador Agnelo Queiroz de recuperar toda a malha viária do DF para receber grandes eventos.


Mais obras previstas –
A recuperação asfáltica, que faz parte da preparação de Brasília para receber a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014, será estendida a outras vias da capital. Já foram recuperadas vias do Plano Piloto (Eixinhos Norte e Sul e W3 Norte e Sul), Riacho Fundo (QS 2 e Avenida Sucupira), e além da Avenida Elmo Serejo, entre Taguatinga e Ceilândia. A W4 Sul será a próxima a ser recuperada.