18/09/2012 às 14:03, atualizado em 17/05/2016 às 15:59

Sistema de transporte mais moderno e barato

 No programa Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz detalha as ações que estão sendo planejadas para modernizar o transporte público do Distrito Federal e diz que a democratização do acesso à cultura em Brasília é seu compromisso de governo

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília

Na edição de hoje do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressalta as ações que estão sendo executadas para modernizar o transporte público do Distrito Federal. Entre elas, a licitação realizada na semana passada. Ele afirma que nesta semana o governo vai analisar as propostas das empresas interessadas em operar o transporte em Brasília e que as vencedoras terão seis meses para comprar os ônibus, capacitar seus funcionários e dar início à operação.

A meta é que não existam mais ônibus velhos circulando pelas ruas até o início do próximo ano. “Ainda no ano passado, já começamos a tomar algumas medidas para melhorar o sistema, como a retomada do sistema de bilhetagem da Fácil, a aprovação do Plano Diretor de Transporte Urbano e o início de uma série de iniciativas, como a construção do corredor exclusivo para ônibus, que é o Expresso DF”, destaca. Outro aspecto importante destacado pelo governador Agnelo Queiroz é o valor da tarifa de ônibus, que ficará mais barata com o novo modelo de licitação em andamento e com o Sistema de Bilhetagem Automática, retomado no ano passado.

Durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz exalta ainda sobre o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ele diz que a democratização do acesso à cultura em Brasília é seu compromisso de governo. O Festival de Cinema já começou em diferentes cidades: Gama, Taguatinga, Planaltina e Sobradinho, sempre com entrada franca.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.