19/09/2012 às 22:39, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Veículos de Tração Animal são emplacados e vistoriados

Ação promovida pela Casa Civil tem como objetivo formalizar a atividade que envolve aproximadamente 1.500 condutores de carroças no DF

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

Carroceiros de 10 regiões administrativas se preparam para participar nesse mês da segunda etapa da Semana do VTA (Veículos de Tração Animal), programa desenvolvido pela  Coordenadoria das Cidade, da Casa Civil. O programa atende recomendação do decreto nº 27.122/2006, que regulamenta o uso de Veículos de Tração Animal no Distrito Federal – as populares carroças. Desde a primeira etapa, ocorrida de outubro de 2011 a julho de 2012, já foram atendidos 900 condutores desses veículos. A meta do GDF é atender mais 600.

“O que a Semana do VTA pretende é ir além, é propor cidadania, é proporcionar conhecimento e oportunidades de emprego e renda em outras atividades economicamente viáveis. O programa nasceu da nossa preocupação com a vulnerabilidade em que se encontram os carroceiros”, ressaltou o gerente de VTA da Coordenadoria das Cidades, Josebias Tody.

Essa segunda fase do programa da Coordenadoria das Cidades é dirigida a carroceiros das regiões administrativas de Brasília, Candangolândia, Sobradinho 1 e 2, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1e 2, Ceilândia, Gama.

Durante três dias, eles participaram dos cursos de Formação, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), responsável pela vistoria e emplacamento de carroças no DF; de Associativismo e Empreendedorismo Individual, ministrado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e de Economia Solidária, promovido pela Secretaria de Trabalho do DF.

“Ministramos o curso de acordo com a demanda das administrações. Elas oferecem o espaço e nós, a equipe técnica que ensina a parte teórica. Depois os nomes são encaminhados ao Detran, que emite autorização para conduzir esses veículos”, explicou o diretor de Educação de Trânsito do Detran, Marcelo Granja.

Além do cadastramento dos trabalhadores e emplacamento das carroças, a ação tem como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, com os animais e o descarte correto dos resíduos, além do cadastramento dos trabalhadores e emplacamento das carroças.

A Semana do VTA é uma ação promovida pela Coordenadoria das Cidades junto ao Detran; secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Trabalho e Segurança Pública; Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Hospital Veterinário/Universidade de Brasília (UnB); Batalhão de Polícia Ambiental; Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb); Sebrae-DF; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Distrito Federal (SESCOOP/DF) e administrações regionais.

Atividade no DF – De acordo com o gerente de VTA da Coordenadoria das Cidades, Josebias Tody, a atividade envolve aproximadamente 1.500 pessoas no DF e é oscilante. Há trabalhadores que fazem frete ou coleta de materiais recicláveis ou resíduos de obras por necessidade momentânea, enquanto outros desempenham o ofício regularmente.

“É uma categoria difícil de reunir. Por vários anos, foram criadas ações pontuais que deixaram a desejar. Isso provocou grande descontentamento com as ações do governo. Para não repetir o erro, a Semana do VTA foi pensada como ação integrada do GDF”, avaliou Josebias Tody. 

Etapas – Na primeira etapa, a Secretaria de Agricultura e a UnB submeteram os equinos a exame clínico, vacinação e coleta de sangue para verificação de doenças. Também foi realizada a chipagem – implantação de dispositivo eletrônico de controle.

Os condutores de VTA receberam cursos de formação com duração de cinco dias. Participaram da primeira etapa carroceiros de Brasília, Candangolândia, Sobradinho 1 e 2, Recanto das Emas, Riacho Fundo 1 e 2, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, São Sebastião, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Paranoá, Itapoã, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Vicente Pires e do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – que engloba as cidades Estrutural e do Automóvel.

A terceira etapa, que dependerá do sucesso das anteriores, prevê o acompanhamento e apoio na organização produtiva dos trabalhadores, por meio de ajuda dos parceiros que já participam da Semana do Veículo de Tração Animal.