20/09/2012 às 21:13

Governo firma parceria para destinação de resíduos

Material recolhido durante montagem da Casa Cor será reaproveitado. Recicladores e detentos participam do projeto

Por Raquel Coelho, da Subsecretaria de Articulação Social e Novas Mídias da Secom


. Foto: Pedro Ventura

Uma parceria entre o GDF e a Casa Cor Brasília gerou bons resultados de inclusão social e consciência ambiental. Durante duas semanas, detentos da Penitenciária do Gama e integrantes da Central de Reciclagem do Varjão (CRV) participaram da coleta e seleção das toneladas de lixo gerado durante a montagem do evento.

Ao longo de toda a etapa inicial da obra, o Comitê Intersetorial de Resíduos Sólidos do DF acompanhou as atividades de demolição, reforma e implantação da Casa Cor Brasília 2012. Nesse período foram desenvolvidas ações estratégicas para reduzir o volume do entulho gerado. O comitê é coordenado pela Casa Civil.

Os catadores fizeram a triagem do material, e os resíduos coletados, separados e classificados terão dois destinos: a Central de Reciclagem do Varjão e o Aterro do Jóquei, onde será utilizado na pavimentação das vias locais. Madeira, plástico, metal, papelão, gesso, cimento e tinta serão os componentes mais comuns nessa pavimentação.

A ação faz parte do Programa Distrital de Resíduos Sólidos, que tem por objetivo evitar que resíduos de construção e demolição civil causem prejuízos à população e ao meio ambiente, combatendo desperdícios e amenizando impactos ambientais.

Os presidiários que participaram da coleta do material receberam da Casa Civil o certificado de reciclador.

Estiveram presentes o analista de sistemas de saneamento do Comitê Intersetorial de Resíduos, Rodolfo Brito; a diretora da Penitenciária do Gama, Deuselita Martins; o administrador do Lago Sul, Wander Azevedo; e a diretora da mostra, Sheila de Podestá.