21/09/2012 às 17:02

Centro de referência é recordista em atendimento de HIV/AIDS

Primeiro centro de saúde de Brasília conta com 99 servidores

Por Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura

 De janeiro a agosto deste ano, a Unidade Mista de Saúde/UMS, centro de referência em hanseníase, tuberculose, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis/DST’s e parte integrante da Coordenação Geral de Saúde da Asa Sul, realizou 25.111 atendimentos. Ela é responsável pelo atendimento de 60% dos pacientes portadores de HIV/AIDS no Distrito Federal.

A UMS foi o primeiro centro de saúde de Brasília, inaugurado em setembro de 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. À época, tinha como missão primária o atendimento aos desbravadores, pioneiros e construtores do planalto central. Posteriormente, assumiu o destaque na referência e experiência do tratamento de HIV/AIDS como Hospital Dia. 

A unidade é dividida em diversos serviços, tais como: o atendimento de hepatite C, ambulatório de pneumologia, dermatologia sanitária, diabetes, aplicação de medicamentos para combate de vírus específicos e funciona como Unidade de Internação Dia. Esse serviço é uma assistência intermediária entre a internação convencional e o atendimento ambulatorial, em que o paciente deverá apresentar indicação clínica/terapêutica de uso de medicação endovenosa, não quimioterápicos, em regime de internação dia, por um período máximo de horas.

No ambulatório da UMS são atendidos os pacientes, inclusive crianças de qualquer região de Brasília e Entorno – de todas as faixas etárias -, portadoras de doenças sexualmente transmissíveis, vítimas de violência sexual, exposição sexual consentida, tabagistas e profissionais que sofreram risco de contaminação em acidentes ocupacionais entre outros procedimentos.

A coordenadora geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, ressalta a trajetória histórica da unidade e sua evolução. “Na busca incessante de oferecer o que a população necessita, constrói hoje, de forma participativa e colegiada, seu planejamento estratégico e sua reforma arquitetônica. Aliando e adequando a ambiência aos novos e modernos processos de trabalho. A UMS aspira multiplicar a experiência e excelência adquirida tornando-se Centro de Referência e Treinamento”, comenta a médica.

A UMS é composta por uma equipe multidisciplinar, de 99 servidores, divididos em categorias distintas: médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, agentes de saúde bucal, administrativos, laboratório, entre outros. Atualmente, 50 profissionais (servidores, estagiários, terceirizados e facilitadores metodológicos da Universidade de Brasília) estão trabalhando na elaboração do Planejamento Estratégico 2012/2015. Neste documento serão discutidos os planos de ação dos próximos anos, em diferentes perspectivas: objetivos, metas, cronograma e orçamento.

Serviço

PORTARIA CENTRAL (Informações) – 3442-6801

FARMÁCIA – 3442-6805

ODONTOLOGIA/DST/AIDS – 3442-6807

PROGRAMA DE DST/AIDS – 3442-6808

PROGRAMA DE HANSENÍASE – 3442-6809

PROGRAMA DE TUBERCULOSE – 3442-6810

PROGRAMA DA MULHER – 3442-6811

PROGRAMA DE DIABETES – 3442-6812

SERVIÇO SOCIAL – 3442-6817

HOSPITAL DIA/1º ANDAR – 3442-6818

CHEFIA DO NRCA (marcação de consulta, e exames) – 3442-6825/3242-5207