24/09/2012 às 19:07

Curso qualifica artesãos e empreendedores

Inscrições, que começaram nesta segunda-feira e vão até o dia 5 de outubro, podem ser feitas em qualquer uma das 18 agências do trabalhador em todo o DF 

Por Secretaria de Trabalho

Artesãos e empreendedores interessados em se qualificar podem se inscrever nos cursos oferecidos pela Secretaria de Trabalho, por meio do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ). As inscrições, que começaram nesta segunda-feira (24) e vão até o dia 5 de outubro, podem ser feitas em qualquer uma das 18 agências do trabalhador em todo o DF. 

São oferecidas 450 vagas para artesanato nas seguintes áreas: artesanato em argila, bordado a mão e confecção de peças (decorativo e utilitário); e 300 vagas para empreendedorismo na área de comerciante varejista.

Os cursos serão oferecidos na Faculdade Dulcina de Moraes (Conic). As aulas acontecem de segunda a sexta-feira em três turnos: matutino, vespertino e noturno. Todos os cursos são de graça, com duração de 200 horas/aula. Os alunos receberão ainda auxílio-transporte, alimentação (lanche), material didático, uniforme e seguro de vida.

PlanSeQ – O PlanSeQ Artesanato visa a melhorar a produção de artesanato local, criando uma identidade brasiliense para os produtos desenvolvidos. Os alunos que concluírem os cursos terão direito à Carteira do Artesão, facilitando a comercialização dos produtos.

O PlanSeQ Empreendedorismo tem o objetivo de capacitar quem deseja ter o próprio negócio, adquirindo conhecimentos indispensáveis para abrir e manter uma microempresa. Aqueles que já são donos do próprio negócio também podem se inscrever, a fim de aprimorar sua gestão e aumentar a produtividade.

Quem pode participar – Os interessados nas vagas destinadas para artesanato devem morar no DF e possuir a partir de 16 anos. Já para as vagas de comerciante varejista, é obrigatório ter a partir de 18 anos, ser morador do DF e apresentar Carteira de Identidade e CPF.

Divulgação dos selecionados – As listas dos candidatos selecionados para as turmas serão divulgadas no site da Secretaria do Trabalho www.trabalho.df.gov.br.