02/10/2012 às 20:14, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Governador apresenta, em Cingapura, vantagens de se investir no DF

Agnelo Queiroz negocia trazer para Brasília empresa de tecnologia em segurança e escola de arte, design e mídia

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz convidou formalmente, na manhã desta terça-feira, a ST Engineering, gigante estatal de Cingapura do ramo de tecnologia em segurança, para se instalar no Distrito Federal. Ele se reuniu com o general Patrick Choy, executivo de Estratégia de Marketing Mundial da empresa, e afirmou que colocará os programas de incentivos fiscais do GDF ao alcance dos cingapurianos.

A ST Engineering é uma das gigantes do ramo. Tem 22 mil empregados espalhados por todos os continentes e faturou US$ 4 bilhões em 2011. Tem 51% do capital controlado pelo Temasek Holdings, bilionário fundo de investimentos pertencente ao governo, e o restante pulverizado no mercado de ações. “Eles estão interessadíssimos em fazer do Brasil uma base de negócios para a América Latina. E eu estou interessadíssimo em fazer do Distrito Federal a sede dessa base”, afirmou Agnelo.

O portfólio da ST Engineering é tão vasto que engloba desde a produção de sistemas de comunicação para forças armadas, passando por navios militares, helicópteros, munições especiais, carros de combate, robôs de reconhecimento por terra, água e ar até sistemas integrados de comunicação por satélite, que servem também para defesa civil. Eles fabricam também tratores e caminhões.

“Tão importante quanto a geração de empregos é o fato de eles se proporem a transferir tecnologia para o parceiro brasileiro”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas. “Temos condições de abrigar unidades da empresa nos vários setores que eles exploram, sobretudo o de máquinas pesadas e tratores, que são produtos com alta demanda no Centro-Oeste”, comentou o deputado Israel Batista. O interesse da ST no Brasil é explícito. “Mandamos uma equipe de técnicos a Brasília na semana passada”, contou o general Choy. “Examinamos o lugar, fizemos levantamentos e conversamos com representantes de algumas empresas privadas. Fizemos muitas prospecções”, completou.

A empresa cingapuriana é fornecedora de vários países do mundo, inclusive os EUA e a Inglaterra. “Temos poucos homens aqui (a ilha tem 5,3 milhões de habitantes), então uma característica dos nossos sistemas é o alto grau de automação. Com isso, conseguimos fazer um navio de guerra ser operado por uma tripulação de apenas seis pessoas, contra mais de 20 dos modelos equivalentes feitos por outras empresas”, exemplificou o general Choy.

O governador está empenhado em trazer a filial da empresa para Brasília. “Vou trabalhar na articulação da parceria. Como vamos contratar a Jurong Consultants (empresa de planejamento do governo de Cingapura), fica mais fácil fazer com que a ST encontre um lugar no DF envolvido pelo plano estrutural que estamos elaborando”, disse Agnelo.

Escola de arte – À tarde, o governador reuniu-se com representantes da Escola de Arte, Design e Mídia da Nanyang Technological University, um dos mais prestigiados centros formadores de mão de obra para a indústria cinematográfica do mundo. Junto com o embaixador brasileiro em Cingapura, Luís Fernando Serra, Agnelo Queiroz propôs a criação em Brasília de uma faculdade subsidiada pelos cingapurianos, até o fim de 2013.

A Escola de Arte, Design e Mídia (ADN) pertence ao governo cingapuriano e tem apenas sete anos. Possui 700 estudantes (que pagam cerca de R$ 9 mil por ano) e inaugurou em 2012 seu programa de doutorado. Ainda que exista há pouquíssimo tempo, a escola é a única no mundo a ter um laboratório ligado ao Dreamworks, estúdio que fez os filmes Shrek e Kung Fu Panda. Ela também conta com a colaboração da Lucas Arts –  empresa do diretor de cinema  George Lucas, criador da saga Guerra nas Estrelas, que desenvolve jogos para videogames.

O prestígio da ADN deve-se muito a sua reitora, a dinamarquesa Dorrit Sorensen. Ela foi professora de cinema de George Lucas e está por trás da técnica de efeitos especiais que revolucionou o cinema no fim dos anos 70 com a primeira trilogia de Guerra nas Estrelas. Pelas suas mãos, a ADN montou os melhores laboratórios de animação por computador do mundo e desenvolve design de produtos, animações em 3D, fotografia e escultura.

A delegação brasiliense liderada pelo governador Agnelo Queiroz visitou as instalações da escola. “Precisamos procurar parceiros, ajudá-los a recrutar professores, a montar os cursos, laboratórios e supervisionar o modelo para algo semelhante ao deles”, disse o governador, ao sair da reunião com dirigentes e professores da escola.

Professor associado responsável pelo programa de PhD da ADN, Michael Walsh explicou que o próximo passo é os dois lados assinarem um protocolo de intenções comprometendo-se a atuarem conjuntamente para levar a escola ao DF.

Integrante da comitiva, o chefe da assessoria internacional, Odilon Frazão, informou aos anfitriões que o GDF está construindo a Cidade Digital, centro de empresas de tecnologia, que casa perfeitamente com o modelo de escola implantado pela Nanyang University. “Há uma área contígua à Cidade Digital destinada exatamente a instituições de ensino da área de tecnologia e computação”, informou Odilon.

O embaixador brasileiro em Cingapura, Luiz Fernando Serra, é um dos mais empenhados em articular a montagem de uma subsidiária da ADN no Distrito Federal. O plano, disse ele, é o GDF fazer um convite formal para uma visita da direção da escola. O documento será enviado nos próximos dias. A partir daí, uma comissão de professores vai ser designada para iniciar as tratativas bilaterais.