02/10/2012 às 11:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Redução de acidentes com morte no trânsito

Entre janeiro e setembro deste ano houve redução de 15% e 10%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília

A Semana Nacional de Trânsito no Distrito Federal terminou com resultados positivos para os brasilienses. O Departamento de Trânsito do DF (Detran) revelou, durante o balanço de dados criminais divulgado ontem pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a redução de 15% no número de vítimas fatais no trânsito entre janeiro e setembro de 2012. Foram registradas 54 mortes a menos – 307 óbitos neste ano, em comparação a 361 no mesmo período do ano passado.

O número de acidentes com morte nas pistas do DF também sofreu redução, chegando a uma variação de 10%. Neste ano, foram 290 acidentes fatais contra 324 registrados em 2011. Em setembro a tendência de queda foi mantida e houve redução de 18% no total de vítimas fatais, caindo de 39 para 32 casos, e de 12% nos acidentes com óbitos, diminuindo de 34 para 30 ocorrências.

O chefe do Núcleo de Controle Interno do Detran- DF, Edgar Wagner, destacou a importância na integração entre as forças de Segurança Pública para alcançar o resultado. “Apesar da frota do Distrito Federal ter crescido nesse período, com 66 mil novos veículos nas pistas, e a população ter aumentado cerca de 50 mil novos habitantes, nós tivemos redução tanto de vítimas como dos acidentes com mortes, por causa da integração entre os órgãos”, afirmou Wagner.

Operação Bafômetro – A última realizada no DF, entre sexta-feira passada (28) a segunda (1), apreendeu 141 veículos – representando aumento de 25% em relação ao período anterior. Os principais motivos foram: condução de veículo sem licenciamento (61), ausência de  Carteira Nacional de Habilitação ou permissão (29) e condução sem o documento de porte obrigatório (26). Durante a operação, dez motoristas foram flagrados sob efeito de álcool. “A média para cada operação subiu de três para nove condutores apreendidos. Ou seja, triplicou a detecção desse tipo de conduta, devido ao trabalho em conjunto entre a Polícia Militar, Civil e Bombeiros”, informou o chefe do Núcleo de Controle Interno do Detran-DF.