03/10/2012 às 21:05, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Estudantes conhecem estrutura do Metrô-DF

Projeto Visitando o Metrô levará neste mês 160 estudantes da rede pública para conhecer como funciona o transporte subterrâneo no Distrito Federal

Por Ailton Mesquita, da Subsecretaria de Articulação Social e Novas Mídias da Secom


. Foto: Pedro Ventura

Sorrisos, empolgação e olhos atentos marcaram a primeira visita de alunos da rede pública de ensino ao Complexo Administrativo e Operacional (CAO) do Metrô-DF, em Águas Claras, na manhã desta quarta-feira (3). O projeto Visitando o Metrô, lançado neste mês em que se comemora o Dia da Criança, apresentou o sistema metroviário de forma lúdica a 20 jovens de 7 a 12 anos.

Durante todas as quartas-feiras, até o final de outubro, o metrô espera levar cerca de 160 crianças de escolas públicas do DF para conhecerem os bastidores de uma estação e dos trens. Detalhes sobre segurança e regras de acessibilidade para pessoas com deficiência também fazem parte da programação.

Os pequenos visitantes embarcaram na Estação Taguatinga Sul rumo ao CAO, onde foram recebidos pela presidenta do Metrô-DF, Ivelise Longhi. Em seguida, os jovens assistiram ao filme Metrô nos Trilhos, que mostra o funcionamento de todas as áreas do metrô, com direito a pipoca e tudo.

De acordo com Ivelise, o objetivo do projeto é que as crianças conheçam o funcionamento do transporte e multipliquem as boas práticas no uso do metrô da cidade. “Já temos muitos carros nas ruas. Queremos que as crianças saibam da importância do metrô e nos ajudem a cuidar dele”, explicou a presidenta.

Um dos pequenos espectadores foi Hugo Soares, de 10 anos, a visita o ajudou a entender como trabalham os funcionários do metrô e a aprender algumas regras. “Foi a segunda vez que andei de metrô. Agora sei que tenho que esperar atrás da faixa amarela e não pode entrar descalço, nem sentar no chão”, completou.

A segunda etapa da visita monitorada foi a passagem pelo Centro de Controle Operacional (CCO), batizada pela garotada como “a parte do videogame”, que funciona 24 horas por dia e apresenta o mapa com a localização de todos os vagões. Durante o dia, funcionários fazem o controle de horários e de energia elétrica dos trens. De madrugada o serviço é fechado para manutenção e instalação de novos sistemas.

“É como um jogo de simulação, você controla o veículo para chegar ao fim. Mas, neste caso, o que estamos vendo é uma representação real”, explicou Silvio Lopes, coordenador do CCO.

Na última parte da visita, as crianças conheceram o Centro de Monitoramento, local onde os metroviários observam todas as estações e o deslocamento dos trens, por meio de câmeras. Os jovens puderam assistir ao momento em que chegaram à estação, passaram pela bilheteria e embarcaram. Para a estudante Larissa Moura, 10, o monitoramento ajuda a manter a segurança dos usuários. “Eu nem sabia que estava sendo filmada até na hora que entrei na estação”, brincou.

No final do passeio, os estudantes puderam escolher entre fazer uma redação ou um desenho com a temática da visita. Os melhores trabalhos serão premiados com um tablet (computador de mão), uma bicicleta e um patinete ou skate para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os vencedores serão divulgados no último encontro, em 31 de outubro, e terão seus trabalhos exibidos na página do Metrô-DF na internet e na TV Minuto, que exibe programação no interior dos trens.