03/10/2012 às 19:26, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Unidades do Detran-DF começam atendimento estendido

Objetivo é dar mais tempo para resolver pendências do licenciamento 2012 e reduzir filas. Postos do SIA e de Taguatinga funcionam das 7h15 às 22h

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

As unidades do Departamento de Trânsito (Detran-DF) do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Taguatinga começaram nesta quarta-feira (3) a atender em horário estendido os motoristas que não quitaram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2012 ou que ainda não receberam o documento. Até sexta-feira (5), os dois postos funcionarão das 7h15 às 22h. A extensão do horário visa facilitar a regularização da situação dos veículos, que passaram a ser fiscalizados nesta semana.

A corretora Valéria Bezerra Magalhães aprovou a ampliação do horário. “Eu não sabia que esta agência ficaria aberta até às 22h. Vou aproveitar para resolver alguns problemas e voltar mais tarde”. Ela se deslocou até a unidade do Detran-DF no SIA por não ter recebido o licenciamento, já que estava com débitos a serem quitados.

O não recebimento do CRLV pode ser consequência de dívidas ou multas registradas pelo Detran-DF. Para saber se há taxas relacionadas ao veículo, o proprietário pode realizar a consulta pelo telefone 154, na página do Detran ou nos postos de atendimento do órgão.

Os proprietários de veículos que já quitaram todos os débitos e ainda não receberam o CRLV poderão retirá-lo gratuitamente na unidades do Detran-DF ou do Na Hora.

A emissão do CRLV é de competência do Detran-DF. Quem for surpreendido nas blitzes com o veículo não licenciado receberá multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terá o carro apreendido. Mesmo que o licenciamento esteja em dia, a falta do documento obrigatório também é infração, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.

O servidor público Reginaldo Paixão foi surpreendido no ano passado durante uma fiscalização e aprendeu com o contratempo. “Vim evitar uma nova multa. No ano passado, fui pego numa blitz logo no primeiro dia de fiscalização por não estar com o documento em mãos”.

Até ontem, 495 mil veículos ainda não estavam licenciados, enquanto 885 mil já haviam regularizado a situação. Para receber o CRLV do exercício, o motorista deve estar com todos os débitos vencidos pagos. São eles: IPVA, Seguro Obrigatório e Taxa de Licenciamento, multas e taxas de serviços, se houver.

Redução da procura – A atendente da unidade do Detran-DF no SIA Larissa Fernandes, avalia que, até as 14h de hoje, 400 pessoas já haviam passado pelo local. Cerca de 90% dos atendimentos realizado na unidade são referentes ao licenciamento 2012. Somente na segunda-feira, primeiro dia de fiscalização, 2 mil motoristas passaram pelo posto, e outros 2,9 mil procuraram atendimento em Taguatinga e no edifício-sede do Detran.

No SIA, em cada um dos três turnos, 25 balconistas atendem a população. Larissa afirma que, com a ampliação do horário, as filas diminuíram em relação à terça-feira (2). Ela acredita que os proprietários que não vieram durante o dia devem passar pelo local à noite. Das 18h15 às 22h, o órgão funcionará exclusivamente para atender quem for resolver pendências relacionadas ao CRLV.