04/10/2012 às 20:42

Conselheiros escolares tomam posse

Cerca de mil representantes de vários segmentos da sociedade, entre professores, alunos e pais, estiveram no evento. Ao todo, são mais de cinco mil em toda a rede de ensino do DF

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Brito

Foi realizada nesta quinta-feira (4) a posse dos conselheiros das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Cerca de mil representantes de vários segmentos da sociedade, entre professores, estudantes e pais, estiveram presentes na cerimônia simbólica, ocorrida no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para assumirem seus cargos.

São mais de cinco mil conselheiros escolares em toda a rede do Distrito Federal. Cada unidade de ensino terá de cinco a 20 responsáveis, a depender do número de estudantes. Eles foram eleitos por voto direto no fim de agosto e exercerão mandato até dezembro de 2013. As eleições escolares mobilizaram 260 mil pessoas, entre alunos, pais, professores e servidores, e resultaram em mais de 1,2 milhão de votos.

O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, afirmou que agora a comunidade passa também a ser responsável pela gestão escolar, já que ela elegeu seus conselheiros. “Todos foram democraticamente eleitos e representam legitimamente a população. É muito importante dar a sociedade essa oportunidade de fazer parte da realidade das escolas, para ajudar a melhorá-las”, afirmou.

Para a professora Francinilda da Silva Freire, 37 anos, que agora é uma conselheira escolar empossada, a medida garante autonomia às instituições de ensino. “Esperamos ser capazes de fazer intervenções positivas, desde no modelo pedagógico até nos recursos investidos nas escolas”, afirmou a nova conselheira escolar.

Segundo a secretária da Criança, Rejane Pitanga, que também esteve presente na posse, o evento representa o coroamento de uma série de lutas para renovar a concepção de escola pública. “Isso mostra que agora as pessoas estarão à frente de suas escolas. Terão o direito de falar, pensar e decidir novas medidas para garantir que ela progrida”, declarou a secretária.

Investimento – O governador Agnelo Queiroz garantiu em setembro que, até o fim deste ano, vai liberar às escolas R$ 40 milhões para investimentos. Cada instituição deverá receber o montante de acordo com as necessidades e estruturas a serem cuidadas por suas respectivas direções.

Participaram ainda da solenidade o secretário da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do DF, Raad Massouh; o deputado distrital Wasny de Roure; e o coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação, Roberto Júnior.