04/10/2012 às 17:41

Do sonho ao pódio em 2020

Os 30 atletas selecionados pelo programa Rumo ao Pódio Olímpico foram apresentados nesta quinta-feira (4) no Centro Olímpico de Ceilândia

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Após três meses de testes, foram apresentados, nesta quinta-feira (4), no Centro Olímpico de Ceilândia, no Setor P Norte, os 30 selecionados para o programa Rumo ao Pódio Olímpico. A iniciativa pretende formar atletas para disputar, com bons resultados, as Olimpíadas de 2020. Escolhidos entre cerca de 1,5 mil candidatos, os jovens receberão bolsa-atleta, material esportivo, incluindo tênis, e acompanhamento médico e psicológico. Além disso, terão treinadores especializados na formação de competidores de alto desempenho. Durante a apresentação dos selecionados, o secretário de Esporte, Júlio Ribeiro, anunciou a reabertura, na próxima segunda-feira (8), das piscinas dos nove centros olímpicos do DF para os alunos e a comunidade. 

“Este é um programa inédito no país, um marco para o esporte. É a primeira vez que um governo incentiva, de fato, em parceria com importantes institutos e empresas, o esporte de alto nível, visando resultados e antecipando as Olimpíadas de 2020. Com certeza, esses atletas darão muita alegria para a nossa cidade”, declarou o secretário de Esporte, Júlio Ribeiro. Segundo ele, até o fim do ano, o GDF deve inaugurar outros três centros olímpicos – no Setor O, em Planaltina e em Sobradinho.

O Rumo ao Pódio Olímpico é resultado de parceria entre o GDF, por meio da Secretaria de Esporte, e o Instituto Joaquim Cruz. Os 30 atletas selecionados para o programa serão preparados para disputar provas de resistência – 5 mil metros, 10 mil metros e maratona (42km) – e de meio-fundo, 800 metros, 1.500 metros e 3 mil metros.

“O Instituto Joaquim Cruz gerenciará todo o programa em parceria com o GDF. Nós fomos responsáveis pelos testes e pela formação da equipe. A partir de agora, vamos capacitar nossos treinadores”, detalhou Joaquim Cruz, medalhista de ouro nos Jogos de Los Angeles (EUA), em 1984, e fundador do instituto que leva seu nome.

A coordenadora dos centros olímpicos do Distrito Federal, a medalhista de bronze nas Olímpiadas de Sidney (Austrália), em 2000, Ricarda Lima, reforça que leva tempo para formar atletas em nível olímpico. “Um atleta para chegar bem aos Jogos Olímpicos precisa de, pelo menos, dois ciclos olímpicos [8 anos] de preparação. Para isso é necessário começar o quanto antes. Logo, esse trabalho na base é importante”, disse a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei.

O futuro é agora – Em apenas três meses de atividades, o programa Rumo ao Pódio Olímpico já começa a revelar campeões. No último final de semana, 29 e 30 de setembro, o atleta Daniel dos Santos de Oliveira foi campeão na prova de 800 metros em torneio disputado em São Paulo. Um dos selecionados do programa, Daniel marcou tempo de 48s77- o segundo melhor do ranking nacional neste ano. 

Como muitos brasileiros, Daniel tinha o sonho de ser jogador de futebol, porém seu treinador, porém, lhe indicou outro caminho. “Eu não tinha interesse nenhum no atletismo, mas, após participar de um campeonato pequeno em Brasília, vi que poderia dar certo”, diz o atleta.

O sonho de ser campeão ficou ainda mais forte em Daniel logo na primeira competição. “O atletismo mudou minha vida. Quando entrei naquele ginásio gigante [Coliseu, no Ibirapuera] e vi aquela pista pensei comigo: ‘eu vou ter que correr isso tudo?’ Daí pude conhecer grandes atletas e grandes equipes”, afirma Daniel, que já se prepara para o Campeonato Brasileiro Juvenil.

Daniel afirma que os selecionados recebem apoio integral e estão com a “faca e o queijo na mão”. “Todos temos chances. Mas conquistar medalhas é resultado da dedicação de cada um. Hoje, chegar ao pódio olímpico depende de mim, porque estrutura e base nos foram dadas.”

A atleta Ranikelly Aparecida Fernandes da Conceição afirma estar focada e preparada para chegar às Olímpiadas de 2020. “Esta é a chance que tenho. Vou treinar muito, pois isso aqui representa uma grande oportunidade para minha vida”.

listaatletas.