05/10/2012 às 00:22

Tadeu Filippelli participa de formatura no Corpo de Bombeiros

Após 12 anos, corporação forma turma de soldados com nível superior

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Ronaldo Silva

A noite desta quinta-feira (4) representa um marco na história do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Após 12 anos sem realização de concurso, a corporação formou a Turma A, com 352 soldados, os primeiros da instituição com nível superior. Com a presença do governador em exercício, Tadeu Filippelli, a solenidade foi realizada no Ginásio Nilson Nelson. 

Segundo Filippelli, a formatura ratifica o compromisso do GDF com a categoria. “Essa turma representa o fortalecimento das carreiras de Estado”, destacou o governador em exercício. “Significa uma formação inicial de base sólida”, completou Tadeu Filippelli.

O contingente da Turma A é formado por jovens de 20 a 29 anos, incluindo 55 mulheres. O salário inicial é de R$ 4 mil. Segundo o coordenador do curso de formação, coronel William Bomfim, até o final do ano, mais 300 soldados (Turma B) entrarão para o Corpo de Bombeiros. “O concurso foi realizado no ano passado, e esses soldados passaram por um processo de aperfeiçoamento de 10 meses até chegarem aqui”, explicou. 

De acordo com o coronel Bomfim, esse mesmo concurso contempla mais 800 candidatos aprovados que podem ser convocados dentro do cadastro reserva. 

Também estavam presentes na cerimônia o chefe da Casa Militar, coronel Rogério Leão; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, coronel Gilberto Lopes da Silva; e o deputado Ailton Gomes, entre outras autoridades.