Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/10/2012 às 00:15, atualizado em 12/05/2016 às 17:48
Serviço idealizado pelo GDF torna-se modelo nacional e atenderá todas as ligações feitas às ouvidorias públicas do país. A expectativa é que até o final deste ano comece a ser utilizado no DF, Bahia e Minas
Uma iniciativa do Governo do Distrito Federal será adotada pela Ouvidoria-Geral da União e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em todo o país. A Anatel definiu o número único 162 para receber as ligações feitas às ouvidorias públicas municipais e estaduais do país. O Distrito Federal será uma das três primeiras unidades da Federação a usar o novo número, por já ofertar um serviço telefônico desse modelo. A expectativa é que até o final deste ano o 162 esteja disponível no DF, na Bahia e em Minas Gerais.
A proposta do GDF foi apresentada à Ouvidoria-Geral da União e prevê a unificação do serviço, que será gratuito. A expectativa é de que um único número agilize o atendimento nas demais ouvidorias. Ao ligar no 162, o cidadão será transferido automaticamente para o local correspondente a sua demanda.
A ouvidora-geral do DF, Vera Lúcia Coelho de Medeiros, idealizadora do serviço, afirmou que o 162 fortalece o atendimento aos cidadãos que utilizam as ouvidorias. “Esse número vai funcionar como o da polícia, para o qual se liga e logo se é transferido ao serviço de teleatendimento da cidade. Criamos assim uma identidade para as ouvidorias”, comentou a ouvidora.
O objetivo é facilitar a memorização para os cidadãos que queiram opinar, criticar, denunciar ou sugerir medidas de políticas públicas. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria-Geral do DF recebeu 70 mil ligações. Mais da metade foram reclamações. As demais comunicavam denúncias, elogios e sugestões. Até o momento, o setor que registrou mais críticas da população na ouvidoria do Distrito Federal foi o transporte público.