08/10/2012 às 12:42

Sociedade civil e governo definem ações para reduzir desigualdades

Plano definido por conferência distrital prevê oportunidades vinculadas ao local de nascimento e moradia no DF

Por Da Redação, com informações da Codeplan

O Governo do Distrito Federal anunciou mais um passo importante para reduzir as desigualdades sociais no DF: a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS). Representantes do governo e da sociedade civil organizada, empresários e acadêmicos definiram 17 ações prioritárias para o desenvolvimento do DF, da área metropolitana e da região geoeconômica de Brasília.

O plano se baseia na Carta de Brasília, elaborada pelos participantes da 1ª Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional (CDDR), realizada na semana passada. O texto destaca o DF como a unidade federativa de maior Produto Interno Bruto per capita do país e a de maior renda domiciliar per capita. O documento lembra que, apesar disso, a região “apresenta uma enorme desigualdade de renda em termos espaciais, com a região administrativa de renda média mais elevada (Lago Sul) apresentando rendimento per capita quase 20 vezes superior ao da região de renda média mais baixa (Estrutural)”.

A CDDR, organizada pelo GDF e coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, contou com a participação de mais de 200 pessoas nos três dias (1º, 2 e 3 de outubro). Durante a conferência distrital, também foram eleitos os nove delegados do Distrito Federal às Conferências Macrorregional e Nacional de Desenvolvimento.

“A Carta de Brasília sintetiza as estratégias e as ações centrais que devem ser realizadas para a promoção do desenvolvimento em nossa região”, afirmou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, delegado mais votado entre os participantes da reunião, realizada em Brasília.

Entre as diretrizes aprovadas na CDDR e apontadas pela Carta de Brasília estão: a realização do planejamento estratégico integrado da área de influência da cidade e de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana; a ampliação da malha ferroviária na região geoeconômica de Brasília; e a modernização da malha rodoviária regional, com o objetivo de conectá-las à nacional.

Continuidade – Uma delegação da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan) participou, no final da semana passada, da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Goiás, em Goiânia. O objetivo era apresentar os resultados do Distrito Federal. Os delegados eleitos durante as conferências estaduais e distrital participarão da etapa macrorregional, que acontecerá de 12 a 14 de novembro, também em Goiânia.

As conferências são bases para a consolidação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), prevista pelo decreto n° 6.047/2007. Os objetivos são os de sustentar uma trajetória de reversão das desigualdades e valorizar as especificidades culturais, sociais, econômicas e ambientais. Também é meta da PNDR a criação de condições de acesso mais justo e equilibrado aos bens e serviços públicos no país, reduzindo as desigualdades de oportunidades vinculadas ao local de nascimento e moradia.