08/10/2012 às 15:43, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Sucesso da FestFlor anima produtores do ramo

 Feira realizada no Parque da Cidade contou com mais de 200 estandes de exposição e comercialização

Por Emater


. Foto: Pedro Ventura

 Em sua terceira edição, a FestFlor Brasil — Feira Nacional de Flores, Decoração e Plantas Ornamentais — se consolida como um evento de porte nacional. Realizada na ExpoBrasília, no Parque da Cidade, a feira contou com mais de 200 estandes de exposição e comercialização. Foram quatro dias de muita beleza, negócios fechados e milhares de visitantes que puderam ver de perto o que a produção local tem de melhor.

De acordo com o coordenador do Programa de Floricultura da Emater-DF, Cleison Duval — um dos organizadores do evento —, os integrantes da cadeia produtiva (produtores, floristas, paisagistas, decoradores) entenderam a seriedade da feira. “Temos uma produção local significativa e que pode crescer ainda mais. E a FestFlor mostra isso ao público, o que está de acordo com a missão da Emater-DF de desenvolver a floricultura do DF”, aponta.

Recorde de vendas — A FestFlor Brasil foi um marco para os produtores do DF. Durante o evento, a cooperativa Multiflor, que reúne mais de 50 produtores, bateu o recorde de vendas do último ano (R$ 27 mil). O casal Rosimeire Moraes dos Reis e Joel Alves de Faria conta que duas floriculturas e dois decoradores vão adquirir seus produtos. “Agora eles estão vendo que não precisam comprar de São Paulo. Vamos planejar nossa produção para atender aos pedidos e investir mais na compra de mudas e bulbos”, diz Rosimeire.

Ela e o marido fazem parte da Multiflor há quatro anos, mas apenas há um ano começaram a produzir flores. Joel explica que com a ajuda da Emater, estudaram quais plantas são mais demandadas pelo mercado local e fizeram um planejamento para iniciar a atividade com segurança. “Estamos aos poucos substituindo o plantio de hortaliças pelo de flores. Tínhamos medo de não ter mercado. Mas agora vimos que com menos espaço e menos trabalho pesado podemos produzir flores”, conta Joel.

Para a extensionista rural da Emater-DF Sedma Queiroz, o evento trouxe reconhecimento do trabalho da cooperativa de flores e do grupo Multifibras. “Quando falamos que são produtos da região, adaptados ao nosso clima, as pessoas ficam impressionadas. Muitas nem imaginavam que existia área rural no DF”, afirma. Os cachepôs e bolsas feitas com fibra de bananeira, confeccionados pela Multifibras, também fizeram sucesso. Foram mais de 250 unidades encomendadas por uma floricultura de Campinas-SP.