Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional será regida pelo maestro espanhol Alexis Soriano nesta terça-feira (9)

" /> Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional será regida pelo maestro espanhol Alexis Soriano nesta terça-feira (9)

">

09/10/2012 às 12:16

Dia Nacional da Espanha é comemorado na Sala Villa-Lobos

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional será regida pelo maestro espanhol Alexis Soriano nesta terça-feira (9)

Por Da Redação


. Foto: Yurko Dyachyshyn

O Dia Nacional da Espanha, tradicionalmente celebrado no mundo todo em 12 de outubro, relembra a chegada de Cristóvão Colombo à ilha de Guanahani, nas Bahamas. Em Brasília, a Secretaria de Cultura em parceria com Instituto Cervantes convidou o maestro espanhol Alexis Soriano para reger a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, nesta terça-feira (9), às 20h, como parte das festividades.

Soriano comandará a orquestra durante a execução de El sombrero de tres picos e Sete canções populares espanholas (Manuel de Falla), Romança da zarzuela “La Tabernera del Puerto” (Pablo Sorozábal) e a Quinta Sinfonia (Tchaikovsky). O tenor Juremir Vieira fará participação ao longo do concerto, que terá entrada gratuita.

Maestro – Alexis é um dos diretores espanhóis mais consagrados de sua geração, estudou com Ilya Musin no Conservatório de São Petersburgo. Dez anos mais tarde foi diretor associado principal da Orquestra Hermitage, com a qual foi revelado em São Petersburgo e em 2010 foi nomeado maestro principal da Orquestra Sinfônica Lviv (Ucrânia). Com essa orquestra desenvolveu uma programação sinfônica durante todo o ano na cidade ucraniana com os solistas Nebolsin Eldar, Babayan Sergey e Luis Fernando Perez, entre outros.

Diretor artístico da companhia Opera Incognita of St.Petersburg, Soriano representou Las cartas de Van Gogh, de Grigori Frid, que foi unanimemente apreciado pela crítica e pelo público como uma das sensações da ópera em São Petersburgo, em 2009. Em outubro de 2011 estreou com grande sucesso a Ópera de Lviv con Madam Butterfly.

SERVIÇO

Concerto da OSTNCS sob regência do maestro Alexis Soriano (Espanha)

9/10

Horário: 20h

Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional