Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/10/2012 às 19:12, atualizado em 12/05/2016 às 17:54
Projeto estratégico será elaborado pela empresa Jurong Consultants, que indicará soluções competitivas. A partir de relatório da consultoria, governo indicará obras e projetos que serão desenvolvidos por especialistas brasileiros
Inserir Brasília no contexto econômico mundial e atrair investimentos internacionais é o objetivo do contrato firmado entre o Governo do Distrito Federal e a empresa Jurong Consultants, de Cingapura. Assinado durante a missão da comitiva liderada pelo governador Agnelo Queiroz à Ásia, no início do mês, o acordo prevê a elaboração de projeto estratégico que vai orientar o crescimento da capital brasileira pelos próximos 50 anos.
A Jurong será responsável por mapear os problemas e as potencialidades da cidade e, a partir daí, apontar soluções que a tornem mais atrativa aos recursos externos. A escolha da empresa foi orientada pela sua experiência, já que possui cerca de 1.770 projetos bem-sucedidos espalhados pelo mundo, em locais como Europa, Estados Unidos, Dubai e até em Minas Gerais.
De acordo com o secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, a meta do governo é transformar a capital do país em uma cidade mais competitiva e sustentável. “Ao longo de seus 52 anos, Brasília teve poucos contatos internacionais que atraíssem investimentos. Temos que aplicar aqui soluções que deram certo em várias partes do mundo”, destacou.
O secretário esclareceu que a Jurong vai atuar somente no gerenciamento estratégico. A essência do plano será de desenvolvimento econômico, empreendedorismo e atração de recursos. “A empresa vai avaliar aspectos regionais, insumos e indicar as atividades econômicas mais viáveis. Os projetos relacionados a urbanismo, arquitetura e engenharia serão feitos por especialistas locais e coordenados pelos órgãos do GDF”, explicou.
O valor do contrato está estimado em US$ 4,2 milhões – o equivalente a R$ 12 milhões – e será pago em parcelas, conforme a conclusão dos trabalhos. A previsão é que a consultoria se estenda pelos próximos 10 anos. Nos próximos meses alguns dados colhidos pela empresa deverão ser repassados ao governo. Até o final de 2014, um macrorrelatório com os principais desafios e as vocações de Brasília deverá ser divulgado.
Nova Missão Cruls – Escolher uma empresa para avaliar as condições de Brasília e, a partir daí, planejar ações de desenvolvimento de acordo com os padrões internacionais. Essa é a meta da atual gestão, que pretende pensar a evolução da cidade para o longo prazo. “Brasília tem que se preparar para ser a capital do país da sexta economia mundial. Uma viagem de mil léguas começa com o primeiro passo, e o governador Agnelo Queiroz está dando esse passo com o projeto Brasília 2060”, ressaltou o secretário.
Os investimentos aplicados no plano estratégico terão como resultado a melhoria na qualidade de vida da população e o posicionamento de Brasília entre as cinco melhores cidades do mundo para se viver. Newton Lins comparou o projeto à Missão Cruls, realizada em 1892 para conhecer e demarcar a área que seria ocupada pela então nova capital do Brasil. “Antes da aprovação do projeto de Lucio Costa e das obras de Oscar Niemeyer, veio a Missão Cruls, com a prospecção da região. Essa será a Missão Cruls do século 21, baseada na sustentabilidade econômica”, afirmou.