12/10/2012 às 00:23, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Diversão e arte no Dia das Crianças

Estacionamento do Parque Ana Lídia será palco para comemoração, que inclui shows musicais, apresentação de grupos de dança e de teatro, entre outras atividades

Por Secretaria da Criança

Muita diversão, brincadeiras e atividades lúdico-pedagógicas prometem animar o Dia das Crianças promovido pela Secretaria de Estado da Criança. As atividades, no estacionamento 12 do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, começarão às 9h e seguem até às 17h.

O evento pretende promover ação socioeducativa para a comunidade, enfatizar a importância das brincadeiras na infância e conscientizar os pais e as crianças sobre os riscos de acidentes nessa idade. “Essa é uma festa democrática, onde há espaço para todos. Descontração e animação são os lemas do Dia das Crianças”, explica a secretária de Estado da Criança, Rejane Pitanga.

Na programação constam atividades como campeonato de capoeira, oficinas com malabares, perna de pau, brinquedos populares, vôlei de praia e patinação, camas elásticas, brinquedos infláveis, futebol de sabão, piscina de bolinha, distribuição de algodão doce e pipoca, sorteio de bicicletas, show infantil Alvin e os Esquilos, apresentação do grupo de dança juvenil da Estância Gaúcha, Teatro Sem Esquina (UnB), musical Renata Nayara, Baratinha Viva Criança com a Banda Trem das Cores e show com a Banda Só para Xamegar.

“Estamos montando uma estrutura com as atrações que as crianças mais gostam e com todo o aparato de segurança para que pais e filhos, avós e netos e todos os presentes no evento possam celebrar o Dia das Crianças com muita alegria e tranquilidade”, informou a secretária. Totalmente gratuito, o evento promete divertir milhares de crianças, com brincadeiras, palhaçadas, guloseimas, atividades lúdicas e artísticas, show de mágicas, entre outras atrações.

Histórico – A data é comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o Dia das Crianças.

A escolha dessa data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, a Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa.

No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata e só passou a ser celebrada na década de 1960. Desde então, o “12 de outubro” – Dia das Crianças – passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.