Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/10/2012 às 01:20
Programa de capacitação profissional voltado para Copa do Mundo de 2014 forma mais de mil alunos na quinta turma, com inclusão do inglês
O programa de qualificação profissional do GDF, o Qualificopa, formou nesta quinta-feira (11) 1.282 mil alunos. Desde que foi lançado, em julho de 2011, até a formatura de hoje, ele já qualificou 4.672 pessoas em 11 cursos.
O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, ressaltou a importância da qualificação para o ingresso no mercado de trabalho. “Com essa turma, ultrapassamos mais de 4.500 formandos e qualificamos os recursos humanos da cidade para aproveitar as oportunidades”, detalhou o governador.
“Já temos o exemplo das turmas anteriores, que se inseriram no mercado de trabalho com um percentual muito elevado, o que torna a qualificação um fator decisivo para aumentar as chances de conseguir um emprego. Essa capacitação será ampliada com a proximidade dos grandes eventos”, completou Agnelo Queiroz durante solenidade realizada no Museu Nacional da República. O secretário de Trabalho, Renato Andrade, destacou a expectativa do governo. “A nossa meta até o ano que vem é chegar a 20 mil pessoas qualificadas”, disse o secretário.
A novidade dessa turma foi a incorporação das aulas de inglês para todas as 11 turmas. Além das 200 horas de formação específica, todos os alunos estudaram por 50 horas o idioma.
A moradora de Sobradinho, Roberta Aguiar, 37 anos, que integrou a quinta turma, está feliz com o novo emprego conquistado pelas notas apresentadas durante o curso de operadora de telemarketing.
Roberta avaliou a importância da qualificação. “Esses dois meses de curso foram maravilhosos, os professores são ótimos e me esforcei bastante. O resultado chegou no final do curso, depois da avaliação das notas, quando consegui um emprego”, contou a moradora de Sobradinho.
Para Jefferson Solano, 48 anos, autônomo e também morador de Sobradinho, a oportunidade lhe deu mais segurança. “É um curso muito interessante. Hoje me sinto muito mais qualificado para o mercado de trabalho. Tenho certeza de que, com o aproveitamento que tive dos cursos, novas portas se abrirão”, afirmou o trabalhador autônomo.
As aulas tiveram início no dia 13 de agosto, nas unidades de Taguatinga e do Plano Piloto, para 11 cursos de qualificação profissional.
Os cursos oferecidos pelo programa de qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014 são: informática básica, organização de eventos, operador de caixa, montagem e manutenção de micro, assistente administrativo, telemarketing, garçom, camareira, vendedor, supervisor de hospedagem e webdesigner.
Qualificopa – O programa de qualificação profissional promovido pela Secretaria de Trabalho oferece cursos de formação e capacitação em vários setores. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal, qualificar os trabalhadores para atender a demanda dos setores econômicos, diminuir a taxa de desemprego e aumentar a geração de renda. O programa também cria a cultura de qualificação permanente e da oportunidade a esses trabalhadores de atualizar os seus conhecimentos para que possam entrar no mercado de trabalho, a ele retornar ou nele se fortalecer.
Pelo menos 30% dos alunos da quinta turma serão inseridos no mercado de trabalho. Em alguns casos, como nos cursos de supervisor de hospedagem, camareira e garçom, em que a procura é maior, essa porcentagem ultrapassa os 50%. Na quarta turma, 100% dos capacitados como vendedores, 97% dos formados em telemarketing, 90% dos garçons e 90% dos operadores de caixa estão trabalhando na área.
A sexta turma está programada para começar no dia 22 de outubro. Mais informações no site da Secretaria de Trabalho – www.trabalho.df.gov.br.