12/10/2012 às 19:19

Sexta no Parque

Festa em celebração às crianças e ao aniversário do Parque da Cidade reúne mais de 100 mil pessoas

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


Foto: Lula Lopes
Foto: Lula Lopes.

O dia começou animado no Parque Ana Lídia. O GDF, por meio da Secretaria da Criança e da Administração do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, montou uma mega estrutura para receber as crianças neste 12 de outubro, data em que também se comemora os 34 anos de fundação do principal espaço de lazer do DF. Segundo o administrador do parque, Paulo Dubois, até o início da noite, quando a programação será encerrada, mais de 100 mil pessoas terão passado pelo local.

Atividades esportivas, pula-pula, teatro, música e algodão doce foram alguns dos presentes para o público infantil. Além da celebração, a Secretaria da Criança montou estandes com cartilhas e panfletos informando sobre direitos da Criança e do Adolescente. “Esta festa é para homenagear as crianças e mostrar que a secretaria existe para articular políticas públicas  que ajudem a melhorar os índices negativos envolvendo a criança e o adolescente”, destacou a titular da pasta, Rejane Pitanga, que anunciou uma série de medidas voltadas à população infanto-juvenil. “Vamos criar, neste mês, junto à Secretaria de Segurança Pública, o Centro de Referência da Criança e do Adolescente, assinar o Pacto Pela Primeira Infância e inaugurar o Núcleo de Atendimento Integrado”, antecipou a secretária.

Aniversário – Durante a comemoração dos 34 anos do Parque da Cidade, uma unidade do SAMU e um circuito inteligente de ginástica foram entregues aos usuários do espaço. Além disso, alguns locais, como o do pedalinho, que será transformado em um espaço multiuso, serão revitalizados. “Essa obra ficará pronta em 30 dias”, informou o administrador do Parque da Cidade, Paulo Dubois. A lista de benfeitorias inclui a individualização da pista de corrida, que será separada da ciclovia, e a revitalização da sinalização.

Segundo Dubois, o aniversário também celebra os baixos índices de ocorrências policiais. De acordo com ele, as rondas constantes são parte do enfrentamento à violência. “Já temos um processo em curso para colocar câmeras de segurança em pontos afastados que possam oferecer riscos aos usuários do parque”, garantiu.

Também estavam presentes às festividades o administrador de Brasília, Messias de Souza, e o deputado Chico Vigilante.