17/10/2012 às 17:45

Câmara aprova indicação de novo diretor para Adasa

O geólogo Diógenes Mortari está na agência reguladora desde 2005 e tem larga experiência nas áreas de engenharia, de pesquisas tecnológicas e de estudos ambientais

Por Adasa

 A Câmara Legislativa do DF aprovou na noite de ontem (16), por votação unânime, a indicação do geólogo Diógenes Mortari para a Diretoria da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), com mandato de cinco anos. Ele foi indicado pelo governador Agnelo Queiroz.

Diógenes está na Adasa desde 2005. Por sete anos, comandou a Superintendência de Recursos Hídricos. Trabalhou na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e DNAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgãos do governo federal, e várias empresas privadas nas áreas de engenharia, pesquisas tecnológicas e estudos ambientais.

A Adasa foi criada em 2004 como autarquia em regime especial, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia patrimonial, administrativa e financeira. Sua função é regular os usos das águas e dos serviços e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de energia, drenagem urbana e saneamento básico, em benefício da sociedade.

A agência é dirigida por uma diretoria colegiada, formada quatro membros, com mandatos de cinco anos não coincidentes entre si, indicados pelo governador e aprovados pela Câmara Legislativa. Diógenes destacou a importância da agência que, mantendo-se distante dos interesses das concessionárias, governo e consumidores, tem como foco a busca da eficiência e soluções adequadas nas prestações de serviços, garantindo justa remuneração aos concessionários.