Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/10/2012 às 23:19
Empresários e políticos do país estiveram no Palácio do Buriti nesta quarta-feira e detalharam a dinâmica do segmento que dominam no mundo
Empresários portugueses do segmento de energia estiveram nesta quarta-feira (17), no Palácio Buriti, para explicar o modelo de geração e transmissão de energia sustentável que desenvolvem em território lusitano. Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, e por representantes da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, da Companhia Energética de Brasília (CEB) e de diversos segmentos relacionados à área.
Faziam parte também da comitiva lusitana o presidente da Câmara Municipal da cidade de Moura, José Maria Prazeres, e o presidente da empresa Lógica Energia, gestora do Parque Tecnológico de Moura.
Entre os assuntos em debate, o destaque foi a instalação de um parque tecnológico, em Brasília, para o desenvolvimento de energia sustentável, em especial, a fotovoltaica, que é a conversão direta da energia solar em energia elétrica confiável e limpa.
Segundo Newton Lins, o Distrito Federal necessita mudar a sua matriz energética. “Brasília é uma capital nova, mas que deve ser modelo de sustentabilidade, tecnologia e civilidade”, afirmou o secretário.
Referência – Atualmente, a maior central fotovoltaica do mundo com seguidores –dispositivo que acompanha a trajetória solar – está situada em Amareleja, em Moura, local conhecido por ser o mais quente de Portugal e com o maior número de horas a céu aberto. Característica também de Brasília, que registra uma das maiores incidências de radiação solar do mundo.
O Parque Tecnológico de Moura está integrado ao Programa Estratégico da Rede Ecos – Energia e Construção Sustentáveis – além de hospedar uma indústria de placas de energia fotovoltaicas e um laboratório de certificação internacional. Newton Lins aproveitou a reunião e determinou a instituição de um grupo de trabalho para iniciar imediatamente os estudos sobre a transferência da tecnologia fotovoltaica para o Distrito Federal, onde será implantado um parque semelhante ao de Moura.