23/10/2012 às 13:09, atualizado em 17/05/2016 às 15:56

DF Sem Miséria dá dignidade à vida dos beneficiários

No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacou importantes ações do DF Sem Miséria, como a instituição do Cadastro Único e da Busca Ativa

Por Da Redação

Na edição de hoje do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressaltou as iniciativas tomadas no plano DF Sem Miséria. Elogiado pela ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, como exemplo a ser seguido por outras unidades da Federação no combate à pobreza, o programa no Distrito Federal já apresentou muitos avanços.

Entre as ações realizadas, o governador detalhou a instituição do Cadastro Único, que organizou e deu mais transparência ao processo de concessão de benefícios dos programas sociais. “Quando assumi o governo, existiam quatro tabelas com os nomes das famílias que recebiam os benefícios. Algumas delas recebiam mais de um e grande parte não recebia nenhum”, disse o governador. “Hoje, no Distrito Federal, existe um único cadastro, que é limpo e confiável”, detalhou.

A Busca Ativa foi outra ação destacada pelo governador. O trabalho permitiu que muitas famílias em situação de pobreza fossem identificadas e incluídas no Cadastro Único para receber os benefícios do Bolsa Família.

Tarifa de energia – Outra medida que está em andamento é a redução da tarifa de energia elétrica de 50 mil famílias beneficiadas pelos programas sociais. A ação integra o início da segunda fase do DF Sem Miséria, em que o governo intensificará ações para ampliar o acesso a serviços sociais. “Temos que investir em uma política de superação que apoia e dá oportunidade”, disse o governador.

Durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz destacou o programa Qualificopa. Ele oferece cursos de formação e qualificação profissional em diversos campos do mercado de trabalho e integrará a segunda fase do DF Sem Miséria. “Os jovens das famílias beneficiárias do Bolsa Família terão acesso à qualificação”, afirmou.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.