23/10/2012 às 18:22

Sejus promove cursos para multiplicadores no combate ao uso de drogas

Capacitação é dirigida a profissionais de comunidades terapêuticas do DF e do Entorno

Por Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal dá mais um passo na luta contra as drogas. Na próxima semana, começam dois cursos específicos para multiplicadores – pessoas que querem ajudar a enfrentar o problema com capacitação para o atendimento ao dependente químico. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail: subadsejus@gmail.com. Os cursos fazem parte do programa Todos Juntos por uma Vida sem Drogas, mais uma ação do Programa de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, do GDF, em parceria com 14 secretarias e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O primeiro – Capacitação em Conceitos Básicos, Tratamento e Reinserção Social em Álcool, Crack e Outras Drogas para Líderes, Terapeutas e Gestores de Comunidades Terapêuticas – começa dia 29 de outubro. Serão quatro dias de aula (5, 12 e 19 de novembro), das 8h às 12h. 

O conteúdo do curso inclui classificação das substâncias psicoativas e efeitos no organismo, síndromes de dependência química e de abstinência, modelos de tratamento, gerenciamento de casos, encaminhamento à rede de assistência e casos ilustrativos e atividades com dinâmica de grupo. Seu público-alvo são líderes, gestores, terapeutas e demais profissionais da área de Saúde ligados às comunidades terapêuticas do Distrito Federal e Entorno.

O outro curso – Formação de Multiplicadores Sociais em Prevenção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas (terapeuta comunitário) – começa dia 30 de outubro e também terá mais três aulas nos dias 1, 6 e 8 de novembro, com 4h/aula por dia.

Nesse, o foco é voltado para o trato com o dependente químico e o aprofundamento no uso das ferramentas disponíveis que ajudam a desenvolver o trabalho, como os grupos de Alcoolicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e Amor Exigente, além de entrevistas motivacionais, ações de prevenção. Trata-se de aprendizado voltado aos interessados em se engajar no combater ao uso de drogas e ao tratamento do dependente químico.

Ambos serão ministrados pelo psiquiatra da Secretaria de Saúde Leonardo Moreira, especialista em dependência química, cedido e lotado na Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Subad), da Sejus. As aulas serão no auditório da secretaria, localizada no prédio antigo da Rodoferroviária, na Via Epia.

Os participantes vão receber apostilas com material complementar às aulas e aqueles que obtiverem 75% de presença nas aulas receberão certificado de conclusão.